EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS: EXPERIÊNCIA DOCENTE E O ENSINO DAS DIVERSIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.7050

Palavras-chave:

Educação intercultural, Descolonização dos currículos, Diversidade

Resumo

Este texto busca a investigação das práticas pedagógicas voltadas para à educação intercultural e o processo de descolonização dos currículos, levando em consideração os desafios de superar modelos eurocêntricos que marginalizam saberes e identidades. O objetivo é analisar, sob as perspectivas da educação intercultural e do processo da descolonização dos currículos, as oportunidades e os desafios que os docentes do ensino fundamental, anos finais, de escolas públicas enfrentam para promoção e inclusão da diversidade por meio de suas práticas pedagógicas. A abordagem será qualitativa, com estudo de caso, envolvendo análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas com professores. Espera-se compreender em que medida as práticas pedagógicas contribuem para a implantação da interculturalidade e a descolonização curricular, trazendo as lacunas existentes na formação docente e, consequentemente, propor estratégias para políticas educacionais mais inclusivas.

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Biografia do Autor

Juliana Cordeiro Soares Branco, Universidade do Estado de minas Gerais – UEMG

Pós-doutorado e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e especialização em Gestão de processos educativos pelo Centro de Estudos Educacionais de Minas Gerais. É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais e em Comunicação Social (Relações Públicas) pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente professora da Universidade do Estado de Minas Gerais. Também é Editora Chefe da Revista Educação em Foco/UEMG. Possui experiência em docência e supervisão pedagógica na educação básica, coordenação de cursos a distância, tutoria a distância e realiza estudos e pesquisas sobre educação a distância, formação de professores, metodologias de ensino-aprendizagem, aprendizagem poética, trabalho docente, formação em serviço e tecnologias digitais relacionadas ao campo da educação e da arte. 

Fernanda Aparecida de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestranda em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. (Conclusão prevista para 02/2026). Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas Com Deficiência, pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Pós-graduada em Educação Física Escolar - Educação Básica, pela Faculdade do Nororeste de Minas - FINOM. Graduada em Educação Física (licenciatura e bacharelado) pela Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte-MG. Professora efetiva de Educação Física, do Ensino Médio e EJA, da Escola Estadual Magno Claret em Pedro Leopoldo-MG e professora efetiva de Educação Física dos Ensinos, Fundamental I e II da Escola Municipal de Tavares em Confins-MG.

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Publicado

2025-09-11

Como Citar

BRANCO, Juliana Cordeiro Soares; SOUZA, Fernanda Aparecida de. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS: EXPERIÊNCIA DOCENTE E O ENSINO DAS DIVERSIDADES. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–23, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.7050. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/7050. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS