EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS: EXPERIÊNCIA DOCENTE E O ENSINO DAS DIVERSIDADES
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.7050Palavras-chave:
Educação intercultural, Descolonização dos currículos, DiversidadeResumo
Este texto busca a investigação das práticas pedagógicas voltadas para à educação intercultural e o processo de descolonização dos currículos, levando em consideração os desafios de superar modelos eurocêntricos que marginalizam saberes e identidades. O objetivo é analisar, sob as perspectivas da educação intercultural e do processo da descolonização dos currículos, as oportunidades e os desafios que os docentes do ensino fundamental, anos finais, de escolas públicas enfrentam para promoção e inclusão da diversidade por meio de suas práticas pedagógicas. A abordagem será qualitativa, com estudo de caso, envolvendo análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas com professores. Espera-se compreender em que medida as práticas pedagógicas contribuem para a implantação da interculturalidade e a descolonização curricular, trazendo as lacunas existentes na formação docente e, consequentemente, propor estratégias para políticas educacionais mais inclusivas.
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