EXPLORANDO A SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6448Palavras-chave:
Educação Especial, Subjetividade, Inclusão Escolar, Perspectiva Histórico-CulturalResumo
Este artigo tem como objetivo investigar a subjetividade na educação especial através de uma revisão sistemática da literatura, focando na perspectiva histórico-cultural entre 2019 e 2024. A análise inclui o resumo, palavras-chave, ano de publicação, foco do estudo, conceito de subjetividade, aspectos metodológicos e principais resultados. Foram selecionados artigos das bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos da Capes. Esses artigos, de diferentes autores brasileiros, exploram enfoques e conceitos variados sobre a subjetividade.Metodologicamente, a abordagem quantitativa prevalece, com os autores atuando como os principais participantes das pesquisas. Diversos instrumentos de coleta de dados foram utilizados, permitindo a triangulação de informações. As técnicas de análise aplicadas são dedutivas, partindo de conceitos gerais para específicos, e orientadas pelos resultados obtidos. De modo geral, esta revisão da literatura oferece uma visão abrangente de como a subjetividade na Educação Especial tem sido abordada e compreendida em pesquisas recentes, sob uma perspectiva histórico-cultural, constituindo uma valiosa referência para profissionais da área de educação especial e inclusão.
Downloads
Referências
BONFIM, Francisca; ROSSATO, Maristela. A expressão da subjetividade na atuação em psicologia escolar. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 43, p. e246666, 2023.
BRANDÃO, Viviane Bernadeth Gandra; GONÇALVES, Esther Tamires Fonseca; FREITAS, Sarah Emily Moura. Os sentidos e significados da educação de jovens e adultos a partir da subjetividade dos alunos. Revista Educativa-Revista de Educação, v. 24, p. 19 páginas-19 páginas, 2021.
ESCOBAR, Cristiane Tonetto et al. Enriquecendo o aprendizado na educação infantil e fundamental: o papel dos recursos multimídia. Revista Ilustração, v. 4, n. 6, p. 183-191, 2023.
LIMA, André Luís de Souza; MAUTONE, Guilherme. Educação, subjetividade e discurso científico sobre deficiência: uma saída interseccional. Linguagem em (Dis) curso, v. 24, p. e-1982-4017-24-21, 2024.
WOTTRICH, Joice. A subjetividade estética do ponto de vista de Platão. Disponível em: < https://drajoisewottrich.com.br/blog/85 >. Acesso em 02 de fev de 2025.
















