EXPLORANDO A SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6448

Palabras clave:

Educação Especial, Subjetividade, Inclusão Escolar, Perspectiva Histórico-Cultural

Resumen

RESUMEN

Este artículo tiene como objetivo investigar la subjetividad en la educación especial a través de una revisión sistemática de la literatura, centrándose en la perspectiva histórico-cultural entre 2019 y 2024. El análisis incluye el resumen, palabras clave, año de publicación, enfoque del estudio, concepto de subjetividad, aspectos metodológicos. y principales resultados. Los artículos fueron seleccionados de las bases de datos Scientific Electronic Library Online (SciELO) y Capes Periodicals Portal. Estos artículos, de diferentes autores brasileños, exploran diferentes enfoques y conceptos sobre la subjetividad. Metodológicamente prevalece el enfoque cuantitativo, actuando los autores como principales participantes de la investigación. Se utilizaron varios instrumentos de recolección de datos, permitiendo la triangulación de la información. Las técnicas de análisis aplicadas son deductivas, partiendo de conceptos generales hasta conceptos específicos, y guiadas por los resultados obtenidos. En general, esta revisión de la literatura ofrece una visión integral de cómo la subjetividad en Educación Especial ha sido abordada y comprendida en las investigaciones recientes, desde una perspectiva histórico-cultural, constituyendo una valiosa referencia para los profesionales del área de la educación especial y la inclusión.

 

Palabras clave: Educación Especial, Subjetividad, Inclusión Escolar, Perspectiva Histórico-Cultural.

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Biografía del autor/a

Vanessa Santos Almeida, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) (2012), Especialista em Gestão da Educação: Habilitação em administração, supervisão , inspeção escolar, coordenação escolar e orientação educacional pela FAEPI (2023), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNINOVAFAPI (2016) e Especialista em Educação Especial com Ênfase Inclusiva e Docência do Ensino Superior pela Universidade Vale do Acaraú ( CE/ 2018), , especialista em Educação para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Faculdade Metropolitana (2021) . Possui cargo efetivo de 20hs no magistério na cidade de UNIÃO/PI, onde no período de 2014 á 2019 Exerceu o cargo de professora de AEE (Atendimento Educacional Especializado) , e no período de 2020 á 2021 foi para a sala regular dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no ano de 2022 á 2023 voltou para a sala de AEE(Atendimento Educacional Especializado). Atualmente está lotada no SSPU ( Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de União/PI) no cargo de pedagoga e cursa mestrado acadêmico em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) em parceria com o Centro de Educação e Pesquisa Almeida Aguiar (CESAA) em Campina Grande- PB. 

Ida Carneiro Martins, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCamp (1979), especialização em Educação Física Infantil pela Faculdades Integradas de Guarulhos-FIG (1982) e em Educação Motora na Escola pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2002) na área de Pedagogia do Movimento e doutorado em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (2009) na área de Formação de Professores. Foi professora da Educação Básica por 22 anos (1979-2001) e coordenadora da área de Educação Física do Colégio Notre Dame de Campinas-CND (1997-1999) para a implantação do currículo da área. Atuou como professora da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2001-2009; 2014-2016), da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD (2010-2011), da Universidade Nove de Julho-UNINOVE (2012-2014; 2016-2018). Foi professora do Programa de Pós-Graduação-PPGE em Educação da UNIMEP (2016-2018). Exerceu cargos de gestão como coordenadora de cursos de Educação Física na UNIMEP (2004-2008) e na UFGD (2010-2011) e Vice-diretora da Faculdade de Educação-FAED-UFGD (2011). Coordenou o Programa de Licenciaturas Internacionais PLI UNINOVE-UP, Processo 97-2012-CAPES (2012-2014). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais PPGe-GE da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Vice-Líder do Grupo de Estudos sobre Aprendizagem, Desenvolvimento Motor e Inclusão na Educação Básica-GEPADIEB, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: Jogos e Brincadeiras; Movimento Humano; Desenvolvimento Humano; Educação Infantil, Educação Básica, Educação Física Escolar e Práticas Educativas.

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Publicado

2025-09-18

Cómo citar

ALMEIDA, Vanessa Santos; MARTINS, Ida Carneiro. EXPLORANDO A SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–13, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6448. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6448. Acesso em: 13 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS