EXPLORANDO A SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6448

Keywords:

Special Education, Subjectivity, School Inclusion, Historical-Cultural Perspective.

Abstract

ABSTRACT

 

This article aims to investigate subjectivity in special education through a systematic literature review, focusing on the historical-cultural perspective between 2019 and 2024. The analysis includes the abstract, keywords, year of publication, focus of the study, concept of subjectivity, methodological aspects, and main results. Articles were selected from the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Capes Periodicals Portal databases. These articles, by different Brazilian authors, explore different approaches and concepts about subjectivity. Methodologically, the quantitative approach prevails, with the authors acting as the main participants in the research. Several data collection instruments were used, allowing the triangulation of information. The analysis techniques applied are deductive, starting from general to specific concepts, and guided by the results obtained. Overall, this literature review offers a comprehensive view of how subjectivity in Special Education has been approached and understood in recent research, from a historical-cultural perspective, constituting a valuable reference for professionals in the area of ​​special education and inclusion.

 

Keywords: Special Education, Subjectivity, School Inclusion, Historical-Cultural Perspective.

 

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Author Biographies

Vanessa Santos Almeida, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) (2012), Especialista em Gestão da Educação: Habilitação em administração, supervisão , inspeção escolar, coordenação escolar e orientação educacional pela FAEPI (2023), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNINOVAFAPI (2016) e Especialista em Educação Especial com Ênfase Inclusiva e Docência do Ensino Superior pela Universidade Vale do Acaraú ( CE/ 2018), , especialista em Educação para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Faculdade Metropolitana (2021) . Possui cargo efetivo de 20hs no magistério na cidade de UNIÃO/PI, onde no período de 2014 á 2019 Exerceu o cargo de professora de AEE (Atendimento Educacional Especializado) , e no período de 2020 á 2021 foi para a sala regular dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no ano de 2022 á 2023 voltou para a sala de AEE(Atendimento Educacional Especializado). Atualmente está lotada no SSPU ( Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de União/PI) no cargo de pedagoga e cursa mestrado acadêmico em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) em parceria com o Centro de Educação e Pesquisa Almeida Aguiar (CESAA) em Campina Grande- PB. 

Ida Carneiro Martins, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCamp (1979), especialização em Educação Física Infantil pela Faculdades Integradas de Guarulhos-FIG (1982) e em Educação Motora na Escola pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2002) na área de Pedagogia do Movimento e doutorado em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (2009) na área de Formação de Professores. Foi professora da Educação Básica por 22 anos (1979-2001) e coordenadora da área de Educação Física do Colégio Notre Dame de Campinas-CND (1997-1999) para a implantação do currículo da área. Atuou como professora da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2001-2009; 2014-2016), da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD (2010-2011), da Universidade Nove de Julho-UNINOVE (2012-2014; 2016-2018). Foi professora do Programa de Pós-Graduação-PPGE em Educação da UNIMEP (2016-2018). Exerceu cargos de gestão como coordenadora de cursos de Educação Física na UNIMEP (2004-2008) e na UFGD (2010-2011) e Vice-diretora da Faculdade de Educação-FAED-UFGD (2011). Coordenou o Programa de Licenciaturas Internacionais PLI UNINOVE-UP, Processo 97-2012-CAPES (2012-2014). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais PPGe-GE da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Vice-Líder do Grupo de Estudos sobre Aprendizagem, Desenvolvimento Motor e Inclusão na Educação Básica-GEPADIEB, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: Jogos e Brincadeiras; Movimento Humano; Desenvolvimento Humano; Educação Infantil, Educação Básica, Educação Física Escolar e Práticas Educativas.

References

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Published

2025-09-18

How to Cite

ALMEIDA, Vanessa Santos; MARTINS, Ida Carneiro. EXPLORANDO A SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–13, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6448. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6448. Acesso em: 6 dec. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS