PAISAGEM SONORA: CONCEITO, HISTÓRIA E USOS NA EDUCAÇÃO MUSICAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5496

Palavras-chave:

Paisagem sonora, Ensino de artes, Escola básica

Resumo

Partindo das preocupações de como um professor sem formação musical pode apropriar-se e trabalhar da linguagem musical na escola básica, o presente texto propõe rever as ideias de paisagem sonora, apoiado nas leituras e reflexões de Schafer (2001; 2009; 2011), que foi pioneiro nos estudos sobre a paisagem sonora voltada para o campo musical, e demais autores. O artigo, de caráter ensaístico e teórico, aborda sua conceituação, contextualização histórica e uso na educação musical. Através do entendimento sobre as mudanças que as paisagens (sonoras ou não) tiveram ao longo dos anos, assim como o conceito do que é música, concretiza-se a ampliação das possibilidades do uso do som na prática educativa, ao refletir e adotar estratégias acordes à formação e ao contexto sonoro do professor e dos alunos. Desta forma, conclui-se que o trabalho com as paisagens sonoras na escola básica parece ser uma alternativa didática viável para trabalhar a linguagem musical, em consonância com a BNCC, por professores sem (e com) formação específica em música.

Biografia do Autor

Marli Pedreski, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO - UFMT

Licenciada em Artes Visuais e mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente em Arte na Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/MT, Nova Mutum, MT, Brasil. Endereço para correspondência: Rua das Seringueiras, 963 W, bairro Nossa Senhora Aparecida, Nova Mutum, MT, Brasil, CEP: 78450 - 046.

Leonardo da silveira Borne, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Educador musical, pesquisador e flautista. Léo Borne é graduado em música - Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Educação - Educação Musical pelo PPG Educação da mesma universidade, e doutor em Música - Educação Musical pela Universidad Nacional Autónoma de México, além de ter estudos de graduação em Musicoterapia pela Faculdades EST e especialização pela Faculdade Inove Saber. Sempre vinculado às artes e música, atuou e tem experiência profissional nas áreas de musicoterapia, educação infantil, educação especial e inclusão. Além disso, Léo tem experiência científica e profissional em desenvolvimento infantil, contextos não-formais de ensino-aprendizagem, formação de professores e educação continuada, educação à distância e pedagogia universitária. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo passado pela UFC-Sobral. Ele se dedica ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de educação musical, avaliação, teoria musical, percepção e solfejo. Também se preocupa com os debates e a produção musical e educacional latinoamericana e de educação musical especial. Orienta nos níveis de graduação, mestrado e doutorado na UFMT (PPG Educação) e na UFPE (PPG Música). Sua produção científica tem sido apresentada e publicada em diversos contextos regionais, nacionais e internacionais, destacando-se o FLADEM, a ISME, a ABEM e a ANPPOM. É lider do grupo de pesquisa "Música e Educação" (FCA-UFMT), presidente do Comitê Acadêmico do Fladem-Brasil (2020-2024) e membro do Comitê Acadêmico internacional do FLADEM (2018-2023).

Luiz Francisco Ipolito, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT). Docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Fernando Correa da Costa, 2367, Departamento de Artes, bairro Boa Esperança, Cuiabá, MT, Brasil, CEP 78060-900.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

PEDRESKI, Marli; BORNE, Leonardo da silveira; IPOLITO, Luiz Francisco. PAISAGEM SONORA: CONCEITO, HISTÓRIA E USOS NA EDUCAÇÃO MUSICAL. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–18, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.5496. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5496. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO