Soundscape: concept, history, and uses in music education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5496

Keywords:

Soundscape, Arts teaching, School

Abstract

Having as starting concern how a teacher without music training can dominate and work the music language in the school, this text aims to revisit the ideas of soundscape, supported by readings and thoughts of Schafer (2001; 2009; 2011), who pioneered the first studies about soundscape, besides other authors. The article, with a theoretical and essay-like feature, addresses its conceptualization, historical contextualization, and usage in music education. Through understanding the changes that the (land)scapes (sonorous or not) had throughout the years, as well as the concept of what music is, it is possible to amplify the options of using sounds in the education practices, along with adopting strategies in accordance with teachers’ and students’ training and context. In this sense, this paper concludes that working with soundscapes in the schools seems to be a viable educational alternative to work the musical language, in consonance with the BNCC, by teacher without (and with) specific music training.

Author Biographies

Marli Pedreski, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO - UFMT

Licenciada em Artes Visuais e mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente em Arte na Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/MT, Nova Mutum, MT, Brasil. Endereço para correspondência: Rua das Seringueiras, 963 W, bairro Nossa Senhora Aparecida, Nova Mutum, MT, Brasil, CEP: 78450 - 046.

Leonardo da silveira Borne, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Educador musical, pesquisador e flautista. Léo Borne é graduado em música - Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Educação - Educação Musical pelo PPG Educação da mesma universidade, e doutor em Música - Educação Musical pela Universidad Nacional Autónoma de México, além de ter estudos de graduação em Musicoterapia pela Faculdades EST e especialização pela Faculdade Inove Saber. Sempre vinculado às artes e música, atuou e tem experiência profissional nas áreas de musicoterapia, educação infantil, educação especial e inclusão. Além disso, Léo tem experiência científica e profissional em desenvolvimento infantil, contextos não-formais de ensino-aprendizagem, formação de professores e educação continuada, educação à distância e pedagogia universitária. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo passado pela UFC-Sobral. Ele se dedica ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de educação musical, avaliação, teoria musical, percepção e solfejo. Também se preocupa com os debates e a produção musical e educacional latinoamericana e de educação musical especial. Orienta nos níveis de graduação, mestrado e doutorado na UFMT (PPG Educação) e na UFPE (PPG Música). Sua produção científica tem sido apresentada e publicada em diversos contextos regionais, nacionais e internacionais, destacando-se o FLADEM, a ISME, a ABEM e a ANPPOM. É lider do grupo de pesquisa "Música e Educação" (FCA-UFMT), presidente do Comitê Acadêmico do Fladem-Brasil (2020-2024) e membro do Comitê Acadêmico internacional do FLADEM (2018-2023).

Luiz Francisco Ipolito, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT). Docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Fernando Correa da Costa, 2367, Departamento de Artes, bairro Boa Esperança, Cuiabá, MT, Brasil, CEP 78060-900.

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Published

2024-04-30

How to Cite

PEDRESKI, Marli; BORNE, Leonardo da silveira; IPOLITO, Luiz Francisco. Soundscape: concept, history, and uses in music education . CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–18, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.5496. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5496. Acesso em: 24 aug. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ TEMÁTICO