Soundscape: concept, history, and uses in music education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5496

Keywords:

Soundscape, Arts teaching, School

Abstract

Having as starting concern how a teacher without music training can dominate and work the music language in the school, this text aims to revisit the ideas of soundscape, supported by readings and thoughts of Schafer (2001; 2009; 2011), who pioneered the first studies about soundscape, besides other authors. The article, with a theoretical and essay-like feature, addresses its conceptualization, historical contextualization, and usage in music education. Through understanding the changes that the (land)scapes (sonorous or not) had throughout the years, as well as the concept of what music is, it is possible to amplify the options of using sounds in the education practices, along with adopting strategies in accordance with teachers’ and students’ training and context. In this sense, this paper concludes that working with soundscapes in the schools seems to be a viable educational alternative to work the musical language, in consonance with the BNCC, by teacher without (and with) specific music training.

Author Biographies

Marli Pedreski, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO - UFMT

Licenciada em Artes Visuais e mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente em Arte na Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/MT, Nova Mutum, MT, Brasil. Endereço para correspondência: Rua das Seringueiras, 963 W, bairro Nossa Senhora Aparecida, Nova Mutum, MT, Brasil, CEP: 78450 - 046.

Leonardo da silveira Borne, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Educador musical, pesquisador e flautista. Léo Borne é graduado em música - Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Educação - Educação Musical pelo PPG Educação da mesma universidade, e doutor em Música - Educação Musical pela Universidad Nacional Autónoma de México, além de ter estudos de graduação em Musicoterapia pela Faculdades EST e especialização pela Faculdade Inove Saber. Sempre vinculado às artes e música, atuou e tem experiência profissional nas áreas de musicoterapia, educação infantil, educação especial e inclusão. Além disso, Léo tem experiência científica e profissional em desenvolvimento infantil, contextos não-formais de ensino-aprendizagem, formação de professores e educação continuada, educação à distância e pedagogia universitária. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo passado pela UFC-Sobral. Ele se dedica ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de educação musical, avaliação, teoria musical, percepção e solfejo. Também se preocupa com os debates e a produção musical e educacional latinoamericana e de educação musical especial. Orienta nos níveis de graduação, mestrado e doutorado na UFMT (PPG Educação) e na UFPE (PPG Música). Sua produção científica tem sido apresentada e publicada em diversos contextos regionais, nacionais e internacionais, destacando-se o FLADEM, a ISME, a ABEM e a ANPPOM. É lider do grupo de pesquisa "Música e Educação" (FCA-UFMT), presidente do Comitê Acadêmico do Fladem-Brasil (2020-2024) e membro do Comitê Acadêmico internacional do FLADEM (2018-2023).

Luiz Francisco Ipolito, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT). Docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Fernando Correa da Costa, 2367, Departamento de Artes, bairro Boa Esperança, Cuiabá, MT, Brasil, CEP 78060-900.

References

BERTOLOTO, José Serafim. Iconografia das águas: o rio e suas imagens. Cuiabá: Carlini & Caniato/Cathedral, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRITO, Teca Alencar de. Um jogo chamado música: escuta, experiência, criação, educação. São Paulo: Peirópolis, 2019.

CAUQUELIN, Anne. Invenção da Paisagem. São Paulo: Martins, 2007.

CUNHA, Conceição; FIGUEIREDO, Sérgio. Música nas disciplinas de Didática de um Curso de Magistério em nível médio: aprendizagens colaborativas. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 9, n. 2, 2020. https://doi.org/10.9771/re.v9i2.35598

FERNANDES, José Nunes. Normatização, estrutura e organização do ensino da música nas escolas de educação básica do Brasil: LDBEN/96, PCN e currículos oficiais em questão. Revista da ABEM, v. 10, p. 75-87, 2004. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/365. Acesso em 02 fev. 2024.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Ciranda de sons: práticas criativas em educação musical. São Paulo: Unesp, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

MAXIMIANO, Liz Abad. Considerações sobre o conceito de paisagem. Raega - O Espaço Geográfico em Análise, v. 8, p. 83-91, 2004. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v8i0.3391

MELLO, Cilene Leite de: PALHARES, Taís Helena. Paisagem Sonora e Documentação de Ambientes Acústicos: Uma Proposta de estudo. In: PALHARES, Tais; PRADA, Teresinha (Org.). Música, Estudos Culturais e Educação. Pesquisa, relatos e reflexões. Bagé: Faith, 2021.

MOREIRA, Dilma Aparecida. Reflexões teórico-práticas sobre o ensino de arte na educação básica {manuscrito}: um estudo na cidade de Cuiabá. Mato grosso/Dilma Aparecida Moreira, 2021.

PENNA, Maura; ALVES, Erinaldo. Emoção/expressão versus linguagem/conhecimento: os impasses da fundamentação dos PCN Arte. Cadernos de Textos: CCHLA pesquisas, n. 15, p. 51-74, nov. 1997.

SCHAFER, R. Murray. Educação sonora: 100 exercícios de escuta e criação de sons. São Paulo: Melhoramentos, 2009.

___. O ouvido pensante. São Paulo: Unesp, 2011.

___. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem. São Paulo: Unesp, 2012.

SOBREIRA, Sílvia. Reflexões sobre a obrigatoriedade da música nas escolas públicas. Revista da ABEM, v. 20, n. 16, p. 45-52, set. 2008. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/247. Acesso em 02 fev. 2024.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2017.

Published

2024-04-30

How to Cite

PEDRESKI, Marli; BORNE, Leonardo da silveira; IPOLITO, Luiz Francisco. Soundscape: concept, history, and uses in music education . CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–18, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.5496. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5496. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ TEMÁTICO