Educação territoriada: notas de uma educação diferenciada no contexto de uma comunidade quilombola da Baixada Maranhense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4729

Palavras-chave:

Educação Territoriada; Educação Quilombola; Diálogos de Saberes; Tambor-de-Mina; interculturalidade

Resumo

O presente artigo é um recorte de dissertação de mestrado e tem como objetivo compreender as interações entre o Tambor de Mina, os Encantados e a Educação Territoriada. Esta última entendida conceitualmente como uma proposta pedagógica que busca valorizar os conhecimentos localizados e territoriais a partir das práticas manifestadas através do corpo no cotidiano vivido daquela realidade. Deste modo, a pesquisa situa o movimento de retomadas da Educação Quilombola na Baixada Ocidental Maranhense como o ponto de partida para o campo dialógico entre Educação e Território, diante da necessidade de novas epistemologias. A educação territoriada desta realidade é um projeto em andamento na luta contra hegemônica da Educação nacional e homogeneizante, possibilitando, assim, um processo de interculturalização da Educação, na medida em que promove e valoriza um ensino diferenciado em defesa do território em meio à sociedade dominante e aos conflitos socioambientais existentes no contexto de suas comunidades. Os dados que sustentam nossa análise foram coletadas nos anos de 2021 e 2022 por meio de entrevistas narrativas e observação participante na comunidade.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco  (UFPE). Docente do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Antropologia – PPGAnt (UFPI)

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

NASCIMENTO, Raimundo Nonato Ferreira do; MENDES, Lorena Veras. Educação territoriada: notas de uma educação diferenciada no contexto de uma comunidade quilombola da Baixada Maranhense. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–17, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4729. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4729. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS