RECURSOS DIGITAIS E DOCÊNCIA: SER PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4668

Palavras-chave:

Educação escolar, Profissionalização Docente, Tecnologia, Didática

Resumo

O artigo contextualiza a condição em que as aulas remotas foram assumidas e analisa algumas mudanças das condições da prática docente com o uso de recursos digitais. Os dados foram coletados pela pesquisa "Docência e aulas remotas", tratados com os softwares Sphinx iQ2 e Minitab e analisados na perspectiva da Sociologia da Educação. Selecionou-se 203 respostas do Ensino Fundamental, das redes pública e privada. Destacam-se, como resultados, a ausência de diretrizes claras dos governos em contraponto ao esforço dos professores em conhecerem e utilizarem pedagogicamente softwares e plataformas digitais. Conclui-se que as dificuldades enfrentadas e a recomposição da forma escolar remota implicam na necessidade de estabelecer balizas próprias para avaliarmos o ano escolar de 2020.

Biografia do Autor

Ana Paula Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica – São Paulo

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019 - atual), onde coordena o projeto de pesquisa "Processos educacionais e conectividade" e a atividade de extensão "Celulares em sala de aula: perspectivas sociais e pedagógicas". Possui Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005/2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Mackenzie (2002). Trabalhou como docente na rede pública de educação municipal de São Paulo (2002/2004) e coordenou a área de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - (bolsista Capes - 2014 - 2017). Foi assistente de Pesquisa na Fundação Carlos Chagas (2010-2014 / 2018 - 2019). Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, pesquisando principalmente os temas: processo de escolarização, didática e práticas de ensino, tecnologias digitais e virtuais, desigualdade social e etnografia

Referências

APPLE, Michael. Maestros y textos: una economía política de las relaciones de classe y sexo em educación. Madrid: Paidós, 1989.

APPLE, Michael; KING, Nancy. A economia e o controlo no quotidiano da vida escolar. In.: APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. Porto: Porto Editora, 1999.

BELLONI, Maria Luiza. Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? In.: Educação e Sociedade. vol.19, n.65, pp.143-162, 1998.

BRASIL. Conselho Pleno/Conselho Nacional de Educação. PARECER CNE/CP Nº: 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da [...]. Brasília: CNE, 2020a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 nov. 2020.

BRASIL. Conselho Pleno/Conselho Nacional de Educação. PARECER CNE/CP Nº: 11/2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Brasília: CNE, 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 nov. 2020.

BRASIL. Lei Nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta [...] o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Brasília: Casa Civil, 2008.

CAFARDO, Renata. Com saída de alunos da rede privada na pandemia, matrículas sobem 73% na pré-escola pública de SP. Portal Terra. 13 ago. 2020. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/com-saida-de-alunos-da-rede-privada-na-pandemia-matriculas-sobem-73-na-pre-escola-publica-de-sp,fa6fb1261ef63a87e9275bbbbfee9dc6xc4tagf3.html. Acesso em: 10 dez. 2020.

EISHIMA, Rubens. COVID-19 | Google Meet tem salto de uso de 25 vezes em 2020. Canaltech. 02 de Abril de 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/apps/google-meet-tem-salto-de-uso-de-25-vezes-em-2020-devido-a-covid-19-162764/ . Acesso em: 06 jan. 2021.

FALSARELLA. Ana Maria. Os estudos sobre a cultura da escola: forma, tradições, comunidade, clima, participação, poder. In.: Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, nº. 144, p.618-633, jul./set, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v39n144/1678-4626-es-es0101-73302018182991.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Informe Nº 1 – Pesquisa: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. São Paulo: FCC, 2020a.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Informe Nº 2 – Similaridades e diferenças nas redes de ensino, sexo e cor/raça. São Paulo: FCC, 2020b.

GIMENO SACRISTÁN, José. A educação e os meios de comunicação. Quem serve a quem? Mangualde: Edições Pedago, 2007.

IBGE. PNAD Contínua - Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018. Brasília: IBGE. 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.

INEP / MEC. Censo da Educação Básica – 2019 - Resumo técnico. Brasília: INEP/ MEC, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_basica_2019.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

IPEA. Acesso Domiciliar à Internet e Ensino Remoto Durante a Pandemia. Nota Técnica – 2020 - Agosto - Número 88. Brasília: IPEA, 2020a. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=36561. Acesso em: 10 out. 2020.

IPEA. Carta de Conjuntura nº49 “PNAD COVID-19 – Divulgação de 2/10/2020 – Principais destaques. Brasília: IPEA, 2020b. Disponível em https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/2020/10/pnad-covid-19-divulgacao-de-2102020-principais-destaques/. Acesso em: 01 dez. 2020.

KEMP, Simon. Digital 2019 Brazil. Vancouver: Hootsuite; Nova York: We are Social, 2019. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2019-brazil . Acesso em: 18 jan. 2021.

NÓVOA, António. Relação Escola – Sociedade: “Novas respostas para um velho problema”. In.: SERBINO, Raquel et all. III Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores. São Paulo: UNESP, 1996.

PALHARES, Isabela. Professores de escolas privadas ficam sem emprego durante a pandemia. Folha de S. Paulo. São Paulo, 30 ago. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/08/professores-de-escolas-privadas-ficam-sem-emprego-durante-a-pandemia.shtml#:~:text=Segundo%20estimativa%20da%20Fenep%20(Federa%C3%A7%C3%A3o,a%20rede%20particular%20neste%20ano. Acesso em: 23 de jan. 2021.

PÉREZ GÓMEZ, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SÃO PAULO. Decreto nº 64.862 de 13 de Março de 2020. Dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública direta e indireta, de medidas temporárias [...]. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 2020. Disponível em: https://governo-sp.jusbrasil.com.br/legislacao/821536913/decreto-64862-13-marco-2020-sao-paulo-sp. Acesso em: 12 maio 2020.

SOPRANA, Paula. 70 milhões de brasileiros têm acesso precário à internet na pandemia do coronavírus. Folha de S. Paulo, 16 maio 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/05/cerca-de-70-milhoes-no-brasil-tem-acesso-precario-a-internet-na-pandemia.shtml#:~:text=No%20momento%20em%20que%20o,ou%20n%C3%A3o%20t%C3%AAm%20nenhum%20acesso. Acesso em: 10 jan. 2021.

SOUZA, Rosa Fátima; OLIVEIRA, Rosilene Batista. A tecnologia educacional na investigação histórica da cultura escolar. In.: SILVA, Vera Lucia; SOUZA, Gizele; CASTRO, César Augusto. Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, 2018.

WILLIAMS, Raymond. Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

WINNER, Langdon. La ballena y el reactor. Una búsqueda de los limites em la era de la alta tecnologia. Barcelona: Gedisa, 2008.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

SILVA, Ana Paula Ferreira da. RECURSOS DIGITAIS E DOCÊNCIA: SER PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–22, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4668. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4668. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS