RECURSOS DIGITAIS E DOCÊNCIA: SER PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4668Keywords:
School education; Teacher Professionalization; Technology; Didactics.Abstract
The article contextualizes the condition in which remote classes were assumed and analyzes some changes in the conditions of teaching practice with the use of digital resources. The data were collected by the research "Teaching and remote classes", treated with the software Sphinx iQ2 and Minitab, and analyzed from the perspective of the Sociology of Education. A total of 203 responses were selected from public and private elementary schools. The results highlight the lack of clear government guidelines in contrast to the teachers' effort to know and use digital software and platforms pedagogically. It is concluded that the difficulties faced and the recomposition of the remote school form imply the need to establish our own benchmarks to evaluate the 2020 school year.
References
APPLE, Michael. Maestros y textos: una economía política de las relaciones de classe y sexo em educación. Madrid: Paidós, 1989.
APPLE, Michael; KING, Nancy. A economia e o controlo no quotidiano da vida escolar. In.: APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. Porto: Porto Editora, 1999.
BELLONI, Maria Luiza. Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? In.: Educação e Sociedade. vol.19, n.65, pp.143-162, 1998.
BRASIL. Conselho Pleno/Conselho Nacional de Educação. PARECER CNE/CP Nº: 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da [...]. Brasília: CNE, 2020a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 nov. 2020.
BRASIL. Conselho Pleno/Conselho Nacional de Educação. PARECER CNE/CP Nº: 11/2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Brasília: CNE, 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 nov. 2020.
BRASIL. Lei Nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta [...] o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Brasília: Casa Civil, 2008.
CAFARDO, Renata. Com saída de alunos da rede privada na pandemia, matrículas sobem 73% na pré-escola pública de SP. Portal Terra. 13 ago. 2020. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/com-saida-de-alunos-da-rede-privada-na-pandemia-matriculas-sobem-73-na-pre-escola-publica-de-sp,fa6fb1261ef63a87e9275bbbbfee9dc6xc4tagf3.html. Acesso em: 10 dez. 2020.
EISHIMA, Rubens. COVID-19 | Google Meet tem salto de uso de 25 vezes em 2020. Canaltech. 02 de Abril de 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/apps/google-meet-tem-salto-de-uso-de-25-vezes-em-2020-devido-a-covid-19-162764/ . Acesso em: 06 jan. 2021.
FALSARELLA. Ana Maria. Os estudos sobre a cultura da escola: forma, tradições, comunidade, clima, participação, poder. In.: Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, nº. 144, p.618-633, jul./set, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v39n144/1678-4626-es-es0101-73302018182991.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Informe Nº 1 – Pesquisa: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. São Paulo: FCC, 2020a.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Informe Nº 2 – Similaridades e diferenças nas redes de ensino, sexo e cor/raça. São Paulo: FCC, 2020b.
GIMENO SACRISTÁN, José. A educação e os meios de comunicação. Quem serve a quem? Mangualde: Edições Pedago, 2007.
IBGE. PNAD Contínua - Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018. Brasília: IBGE. 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.
INEP / MEC. Censo da Educação Básica – 2019 - Resumo técnico. Brasília: INEP/ MEC, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_basica_2019.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
IPEA. Acesso Domiciliar à Internet e Ensino Remoto Durante a Pandemia. Nota Técnica – 2020 - Agosto - Número 88. Brasília: IPEA, 2020a. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=36561. Acesso em: 10 out. 2020.
IPEA. Carta de Conjuntura nº49 “PNAD COVID-19 – Divulgação de 2/10/2020 – Principais destaques. Brasília: IPEA, 2020b. Disponível em https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/2020/10/pnad-covid-19-divulgacao-de-2102020-principais-destaques/. Acesso em: 01 dez. 2020.
KEMP, Simon. Digital 2019 Brazil. Vancouver: Hootsuite; Nova York: We are Social, 2019. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2019-brazil . Acesso em: 18 jan. 2021.
NÓVOA, António. Relação Escola – Sociedade: “Novas respostas para um velho problema”. In.: SERBINO, Raquel et all. III Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores. São Paulo: UNESP, 1996.
PALHARES, Isabela. Professores de escolas privadas ficam sem emprego durante a pandemia. Folha de S. Paulo. São Paulo, 30 ago. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/08/professores-de-escolas-privadas-ficam-sem-emprego-durante-a-pandemia.shtml#:~:text=Segundo%20estimativa%20da%20Fenep%20(Federa%C3%A7%C3%A3o,a%20rede%20particular%20neste%20ano. Acesso em: 23 de jan. 2021.
PÉREZ GÓMEZ, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SÃO PAULO. Decreto nº 64.862 de 13 de Março de 2020. Dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública direta e indireta, de medidas temporárias [...]. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 2020. Disponível em: https://governo-sp.jusbrasil.com.br/legislacao/821536913/decreto-64862-13-marco-2020-sao-paulo-sp. Acesso em: 12 maio 2020.
SOPRANA, Paula. 70 milhões de brasileiros têm acesso precário à internet na pandemia do coronavírus. Folha de S. Paulo, 16 maio 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/05/cerca-de-70-milhoes-no-brasil-tem-acesso-precario-a-internet-na-pandemia.shtml#:~:text=No%20momento%20em%20que%20o,ou%20n%C3%A3o%20t%C3%AAm%20nenhum%20acesso. Acesso em: 10 jan. 2021.
SOUZA, Rosa Fátima; OLIVEIRA, Rosilene Batista. A tecnologia educacional na investigação histórica da cultura escolar. In.: SILVA, Vera Lucia; SOUZA, Gizele; CASTRO, César Augusto. Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, 2018.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
WINNER, Langdon. La ballena y el reactor. Una búsqueda de los limites em la era de la alta tecnologia. Barcelona: Gedisa, 2008.