Professor Iniciante no Ensino Fundamental: revisão bibliográfica das Teses e Dissertações da CAPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4509

Palavras-chave:

Professor iniciante , Ensino Fundamental , Revisão de literatura

Resumo

O presente artigo teve como intuito analisar as produções científicas localizadas no Banco de teses e dissertações da CAPES acerca do objeto de estudo Professor Iniciante no Ensino Fundamental, considerando os seus diferentes objetivos, referenciais teórico-metodológicos e os seus resultados. Por meio do levantamento bibliográfico, foram escolhidas para análise quatro dissertações e duas teses. A partir da análise verificou-se que há uma predominância de estudos que investigam o desenvolvimento profissional do professor iniciante; a construção da identidade profissional; e a prática pedagógica. Também foi indicado que as teses e dissertações, em sua maioria, não discutem o trabalho docente do professor iniciante sob a égide do sistema capitalista. Utilizamos como suporte teórico: Mascarenhas (2005); Vaz e Favaro (2010); Martins (2004); Saviani (2011); Lima (2010); Rossler (2012) e Guarda (2016).   

Biografia do Autor

Francisca Maria Nascimento Cardoso, Universidade Federal de Jataí - UFJ

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Professora na Rede Municipal de Ensino. Jataí, Goiás.

Ari Raimann, Universidade Federal de Jataí - UFJ

Professor Associado IV da Universidade Federal de Jataí. Desenvolve atividades de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas - Nufope - vinculado CNPq. Orienta projetos na área de Ciências Humanas, dedicados à linha de pesquisa Políticas, Gestão e Formação de Professores. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÌ, realizou o Mestrado em Educação Brasileira na Universidade Federal de Uberlândia - UFU e doutorou-se em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP. 

Referências

BANDEIRA, Hilda Maria Martins. Necessidades formativas de professores iniciantes na produção da práxis: realidade e possibilidades. 2014. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina.

COTA, J. C. M. Professores dos anos iniciais do ensino fundamental no início da docência: a construção da identidade profissional. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana.

GABARDO, Claudia Valéria Lopes. O início da docência no ensino fundamental na rede municipal de ensino. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade da Região de Joinville, Joinville

GARCÍA, Marcelo. Formação de Professores. Para uma mudança educativa. ed. Porto, Porto 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed., São Paulo: Atlas, 2016.

GUARDA, Vanessa Moraes Abdala. As condições de trabalho docente e a pedagogia histórico-crítica: uma reflexão. Rev. Cienc. Educ., Americana, ano XVIII, n. 34, p. 123-139, jan./jun. 2016

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (coord.). Vidas de professores. Porto/Portugal: Porto, 1995.

JONSSON, Paula Valéria Moura. Prática pedagógica do professor iniciante na rede municipal de ensino de Ponta Grossa/PR. 2017, 158 f. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.

LIMA, Laís Leni O. Trabalho, sociedade e educação. In: As muitas faces do trabalho que

se realiza na educação infantil. 2010. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de

Educação, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia. p. 29-66.

MARTINS, Lígia Márcia. Da formação humana em Marx à crítica da pedagogia das competências. In: DUARTE, Newton. (org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. São Paulo: Autores Associados, 2004. p. 53-74.

MASCARENHAS, Angela. C. B. (org.). Educação, trabalho e política: uma relação inevitá-

vel. In: ___ (org.). Educação e trabalho na sociedade capitalista: reprodução e contra-

posição. Goiânia: Editora da UCG, 2005. p. 161-170.

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Professores Iniciantes bem-sucedidas: um estudo sobre seu desenvolvimento profissional. 2011. Tese (Doutorado) – Pontificia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.

PINHEIRO, Tarciana dos Santos. Elementos da constituição da identidade docente de professoras iniciantes da educação infantil e do ensino fundamental - anos iniciais. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

ROSSLER, João Henrique. A educação como aliada da luta revolucionária pela superação

da sociedade alienada. In: DUARTE, N. (org.). Crítica ao fetichismo da individualidade.

Campinas: Autores Associados, 2004, p. 75-98.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 13. ed. Campinas: autores associados, 2011.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2009

VAZ, Joana D’Arc; FAVARO, Neide de Almeida Lança Galvão. Os desafios do trabalho docente na sociedade capitalista. 2010. Revista Travessia@gmail.com. p. 504-525.

Downloads

Publicado

2023-10-26

Como Citar

CARDOSO, Francisca Maria Nascimento; RAIMANN, Ari. Professor Iniciante no Ensino Fundamental: revisão bibliográfica das Teses e Dissertações da CAPES. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–14, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4509. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4509. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS