Professor Iniciante no Ensino Fundamental: revisão bibliográfica das Teses e Dissertações da CAPES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4509

Keywords:

Professor iniciante , Ensino Fundamental , Revisão de literatura

Abstract

The purpose of this article is to analyze the scientific productions located in the Bank of Theses and Dissertations of CAPES about the object of study Beginner Teacher in Elementary Education, considering their different objectives, theoretical-methodological references and their results. Through the bibliographic survey, four dissertations and two theses were chosen for analysis. From the analysis it was verified that there is a predominance of studies that investigate the professional development of the beginning teacher; the construction of professional identity; and pedagogical practice. It was also indicated that most theses and dissertations do not discuss the teaching work of beginning teachers under the aegis of the capitalist system. We used as theoretical support: Mascarenhas (2005); Vaz and Favaro (2010); Martins (2004); Saviani (2011); Lima (2010); Rossler (2012) and Guarda (2016).

Author Biographies

Francisca Maria Nascimento Cardoso, Universidade Federal de Jataí - UFJ

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Professora na Rede Municipal de Ensino. Jataí, Goiás.

Ari Raimann, Universidade Federal de Jataí - UFJ

Professor Associado IV da Universidade Federal de Jataí. Desenvolve atividades de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas - Nufope - vinculado CNPq. Orienta projetos na área de Ciências Humanas, dedicados à linha de pesquisa Políticas, Gestão e Formação de Professores. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÌ, realizou o Mestrado em Educação Brasileira na Universidade Federal de Uberlândia - UFU e doutorou-se em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP. 

References

BANDEIRA, Hilda Maria Martins. Necessidades formativas de professores iniciantes na produção da práxis: realidade e possibilidades. 2014. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina.

COTA, J. C. M. Professores dos anos iniciais do ensino fundamental no início da docência: a construção da identidade profissional. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana.

GABARDO, Claudia Valéria Lopes. O início da docência no ensino fundamental na rede municipal de ensino. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade da Região de Joinville, Joinville

GARCÍA, Marcelo. Formação de Professores. Para uma mudança educativa. ed. Porto, Porto 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed., São Paulo: Atlas, 2016.

GUARDA, Vanessa Moraes Abdala. As condições de trabalho docente e a pedagogia histórico-crítica: uma reflexão. Rev. Cienc. Educ., Americana, ano XVIII, n. 34, p. 123-139, jan./jun. 2016

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (coord.). Vidas de professores. Porto/Portugal: Porto, 1995.

JONSSON, Paula Valéria Moura. Prática pedagógica do professor iniciante na rede municipal de ensino de Ponta Grossa/PR. 2017, 158 f. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.

LIMA, Laís Leni O. Trabalho, sociedade e educação. In: As muitas faces do trabalho que

se realiza na educação infantil. 2010. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de

Educação, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia. p. 29-66.

MARTINS, Lígia Márcia. Da formação humana em Marx à crítica da pedagogia das competências. In: DUARTE, Newton. (org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. São Paulo: Autores Associados, 2004. p. 53-74.

MASCARENHAS, Angela. C. B. (org.). Educação, trabalho e política: uma relação inevitá-

vel. In: ___ (org.). Educação e trabalho na sociedade capitalista: reprodução e contra-

posição. Goiânia: Editora da UCG, 2005. p. 161-170.

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Professores Iniciantes bem-sucedidas: um estudo sobre seu desenvolvimento profissional. 2011. Tese (Doutorado) – Pontificia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.

PINHEIRO, Tarciana dos Santos. Elementos da constituição da identidade docente de professoras iniciantes da educação infantil e do ensino fundamental - anos iniciais. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

ROSSLER, João Henrique. A educação como aliada da luta revolucionária pela superação

da sociedade alienada. In: DUARTE, N. (org.). Crítica ao fetichismo da individualidade.

Campinas: Autores Associados, 2004, p. 75-98.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 13. ed. Campinas: autores associados, 2011.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2009

VAZ, Joana D’Arc; FAVARO, Neide de Almeida Lança Galvão. Os desafios do trabalho docente na sociedade capitalista. 2010. Revista Travessia@gmail.com. p. 504-525.

Published

2023-10-26

How to Cite

CARDOSO, Francisca Maria Nascimento; RAIMANN, Ari. Professor Iniciante no Ensino Fundamental: revisão bibliográfica das Teses e Dissertações da CAPES. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–14, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4509. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4509. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS