Autismo no âmbito da formação de professores de Matemática e o relacionamento na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4361

Palavras-chave:

TEA, Professores de Matemática, Formação de Professores, Relação, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O presente artigo trata da relação entre professores e alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA. As informações que se seguem têm o intuito de informar e se fazer entender como que acontece na prática a abordagem dessa temática dentro do ambiente acadêmico. O presente artigo mostrará qual a relevância da abordagem do tema dentro da formação de professores. A intenção é explorar em qual momento o professor tem a chance de se inteirar desse assunto, se isso ocorre na sua formação, ou se precisa buscar recursos por conta própria, depois de formado para que se possa suprir as lacunas que se formam nessa relação com seu aluno com TEA. Objetiva-se, então, tentar compreender de que maneira esse relacionamento pode ser facilitado, analisar formação desse professor e, verificar se existe uma forma a influenciar o jeito como esse aluno consegue absorver os conteúdos de matemática abordados e consequentemente favorecer uma melhor aprendizagem.

Biografia do Autor

Pablina de Abreu Alexandre , Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Mestre em Ensino das Ciências na Educação Básica, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Professora de Matemática do Ensino Médio, Serviço Social da Indústria/ Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (SESI/FIRJAN), Rio de Janeiro,

Eline das Flores Victer, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Doutora em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

ALEXANDRE , Pablina de Abreu; VICTER, Eline das Flores. Autismo no âmbito da formação de professores de Matemática e o relacionamento na sala de aula. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–14, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4361. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4361. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS