Entre Memórias e Histórias: a trajetória de formação e atuação profissional de uma professora acreana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v2i2.10984

Palavras-chave:

Relato autobiográfico, Profissão de Professora, Desenvolvimento Profissional no Magistério da Educação Básica

Resumo

Este trabalho, organizado a partir de um relato autobiográfico, aborda questões referentes ao processo de formação e desenvolvimento profissional no magistério, destacando a trajetória de uma professora acreana que atuou na rede pública de ensino no município de Xapuri-AC, prestando inúmeras contribuições ao desenvolvimento da educação pública escolar da Cidade. Tem como objetivo, portanto, apresentar, descrever e analisar a vida, a formação e a carreira dessa professora que veio a se constituir em uma das mais importantes profissionais da educação municipal e uma referência para a educação de Xapuri, interior do Estado do Acre, terra do ambientalista Chico Mendes. Para compreendermos a tessitura da constituição profissional e determinadas questões relacionadas ao modo como a professora foi constituindo-se na profissão e construindo sua identidade profissional recorremos às contribuições de autores como Tardif (2004 e 2011), Nóvoa (1991, 1992, 1994, 2007), Perrenoud (1993), Louro (2008) dentre outros, que foram chamados para a fundamentação o diálogo com os dados extraídos das conversas com a professora e seus relatos profissionais, as fontes documentais cedidas pela professora pesquisada, dentre aquelas que ainda constam em seu acervo particular, além de documentos oficiais, como leis, decretos, resoluções e portarias que indicam questões sobre o magistério acreano e o percurso de formação, atuação e desenvolvimento profissional da professora que inspira o estudo. A realização desse estudo possibilitou-nos concluir que sua formação profissional  se deu entrelaçada aos diferentes momentos e contextos vivenciados ao longo de seu percurso profissional, condição esta que lhe permitiu experiências pessoais e profissionais que contribuíram de forma indelével para compor seu repertório de conhecimentos, permitindo-lhes mobilizar diferentes saberes em seu contexto de atuação e de inserção no ofício de ensinar.

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Publicado

2020-08-08

Como Citar

ASSEN DE CARVALHO, Mark Clark; XAVIER SILVA, Adão Rogério; VIERA DE MORAIS, Arnaldo; PEREIRA FLORES, José. Entre Memórias e Histórias: a trajetória de formação e atuação profissional de uma professora acreana. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 140–160, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v2i2.10984. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2415. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS