Entre Memórias e Histórias: a trajetória de formação e atuação profissional de uma professora acreana
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v2i2.10984Keywords:
Relato autobiográfico, Profissão de Professora, Desenvolvimento Profissional no Magistério da Educação BásicaAbstract
Este trabalho, organizado a partir de um relato autobiográfico, aborda questões referentes ao processo de formação e desenvolvimento profissional no magistério, destacando a trajetória de uma professora acreana que atuou na rede pública de ensino no município de Xapuri-AC, prestando inúmeras contribuições ao desenvolvimento da educação pública escolar da Cidade. Tem como objetivo, portanto, apresentar, descrever e analisar a vida, a formação e a carreira dessa professora que veio a se constituir em uma das mais importantes profissionais da educação municipal e uma referência para a educação de Xapuri, interior do Estado do Acre, terra do ambientalista Chico Mendes. Para compreendermos a tessitura da constituição profissional e determinadas questões relacionadas ao modo como a professora foi constituindo-se na profissão e construindo sua identidade profissional recorremos às contribuições de autores como Tardif (2004 e 2011), Nóvoa (1991, 1992, 1994, 2007), Perrenoud (1993), Louro (2008) dentre outros, que foram chamados para a fundamentação o diálogo com os dados extraídos das conversas com a professora e seus relatos profissionais, as fontes documentais cedidas pela professora pesquisada, dentre aquelas que ainda constam em seu acervo particular, além de documentos oficiais, como leis, decretos, resoluções e portarias que indicam questões sobre o magistério acreano e o percurso de formação, atuação e desenvolvimento profissional da professora que inspira o estudo. A realização desse estudo possibilitou-nos concluir que sua formação profissional se deu entrelaçada aos diferentes momentos e contextos vivenciados ao longo de seu percurso profissional, condição esta que lhe permitiu experiências pessoais e profissionais que contribuíram de forma indelével para compor seu repertório de conhecimentos, permitindo-lhes mobilizar diferentes saberes em seu contexto de atuação e de inserção no ofício de ensinar.
References
FIORENTINI, D. A pesquisa e as práticas de formação de professores de Matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema - Unesp, Rio Claro, ano 21, n. 29, p. 43 -7 0, 2008.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORI Mary (Org.). História das mulheres no Brasil. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
MONTI, E. M. G.. Afetividades e (auto) censura na escrita autobiográfica da pianista Magdalena Tagliaferro. REVISTA ELETRÔNICA DOCUMENTO/MONUMENTO, v. 1, p. 72-83, 2018.
NÓVOA, A. Notas sobre formação (contínua) de professores, 1994.
NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992a.
NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto, Porto Editora, 1992b.
NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. Porto, Porto Editora, 1991.
NÓVOA, António. Vidas de professores. Edição/reimpressão, Porto Editora, 2007.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
PIMENTA, S.G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004
TARDIF, Maurice. O trabalho docente, a pedagogia e o ensino. Interações humanas, tecnologias e dilemas. In: TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.