ENSINO SUPERIOR E A COVID-19: O IMPACTO DAS AULAS REMOTAS NOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4654

Mots-clés :

Ensino remoto, Ensino superior, Pandemia, COVID-19

Résumé

Durante a pandemia de COVID-19, adaptações necessárias abrangeram diversos setores, incluindo a educação. A presente pesquisa analisa como alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro vivenciaram o período de aulas durante a pós pandemia, comparando fatores como questões de aprendizagem e aspectos biopsicossociais. Foi objetivo geral da pesquisa compreender o impacto das aulas remotas que ocorreram durante a pandemia de COVID-19; foram objetivos específicos compreender, considerando aspecto de vida pessoal, o impacto da pandemia na vida dos alunos, para entender como isto reflete no contexto acadêmico; entender o impacto das aulas remotas para os alunos; compreender da perspectiva dos alunos como se deu a adaptação no momento de volta às aulas presenciais. A metodologia utilizou leituras prévias e aplicação de um questionário com questões quantitativas e qualitativas possibilitando a análise das respostas obtidas. Foi possível concluir que 66,7% dos alunos se sentiram depressivos e ansiosos durante o período pandêmico e 55,6% relataram dificuldade de aprendizagem; Nas aulas presenciais, 63,3%  consideram que o aprendizado está melhor; 76,7% consideram como maior benefício do retorno às aulas a socialização, e 60% conseguem tirar dúvidas mais facilmente. 

Bibliographies de l'auteur

Thaís Resende Araújo Borges Bonfim, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (Uniube). Discente no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Uberaba, Minas Gerais, Brasil. Av. Dr. Florestan Fernandes, 131 - Univerdecidade, Uberaba - Minas Gerais, Brasil, CEP: 38064-190.  ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-1205-7536 Lattes: http://lattes.cnpq.br/4237426791830631 E-mail: psithaisb@gmail.com.

Marcelo da Silva Barreiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)

Doctorat en médecine clinique de la Faculté de médecine de Ribeirão Preto, Université de São Paulo - FMRP/USP. Professeur à l'Institut Fédéral d'Éducation, de Science et de Technologie de Triângulo Mineiro (IFTM). Uberaba, Minas Gerais, Brésil. Av. Dr Florestan Fernandes, 131 - Univerdecidade, Uberaba - Minas Gerais, Brésil, CEP : 38064-190. ID ORCID : https://orcid.org/0009-0008-6515-0575 Lattes : http://lattes.cnpq.br/0143989920370476 .E-mail : marcelobarreiro@iftm.edu.br.

Références

ARAÚJO, Otávio Augusto Ribeiro; BARREIRO, Marcelo da Silva; BONFIM, Thaís

Resende Araújo Borges. Ensino remoto: um comparativo entre paralisação e não

paralisação do calendário acadêmico na perspectiva dos alunos. Encontro de

Pesquisa em Educação. Universidade de Uberaba. 2021. Disponível em:

<https://uniube.br/epeduc/ANAIS_XI_Epeduc.pdf> Acesso em 20 de jul. de 2023.

BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFRGS. 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/>. Acesso em 20 de jul. de 2023.

BIERNATH, André. ‘Caçadores de vírus’: os cientistas que buscam a origem da

próxima pandemia. 2021. Disponível em:

<https://www.bbc.com/portuguese/geral-58934975>. Acesso em 20 de jul. de

JORGE, David Gabriel Beilfuss; BARREIRO, Marcelo da Silva; BONFIM, Thaís

Resende Araújo Borges. Ensino superior em tempos de pandemia: compreendendo o impacto das aulas remotas na aprendizagem dos alunos. Encontro de

Pesquisa em Educação. Universidade de Uberaba. 2021. Disponível em:

<https://uniube.br/epeduc/ANAIS_XI_Epeduc.pdf> Acesso em 20 de jun. de 2023.

SANTOS, João Vitor. Um novo humanismo como saída para as crises brasileira e

internacional. Entrevista especial com Cristovam Buarque. 2015. Disponível em:

<https://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/540667-um-novo-humanismo-como-saida-para-as-crises-brasileira-e-internacional-entrevista-especial-com-cristovam-buarque>. Acesso em: 22 de jun. de 2023.

SENADO, Agência. Pandemia prejudicou condição psicológica de estudantes, mostra pesquisa. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/05/30/pandemia-prejudicou-condicao-psicologica-de-estudantes-mostra-pesquisa#:~:text=A%20pesquisa%20ouviu%20642%20mil>. Acesso em 20 de jul. de 2023.

TOKAMIA, Mariana. Celular é o principal meio de acesso à internet no país. 2020.

Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/celular-e-o-principal-meio-de-acesso-internet-no-pais.>. Acesso em: 25 de jul. de 2023.

‌JORGE, David Gabriel Beilfuss; BARREIRO, Marcelo da Silva; BONFIM, Thaís

Resende Araújo Borges. Ensino superior em tempos de pandemia: compreendendo o impacto das aulas remotas na aprendizagem dos alunos. IN: Vários autores. Os Institutos Federais e a pandemia de COVID-19: políticas públicas, práticas e experiências. 1. ed. Santa Maria, RS: Arco Editores, 2022. Disponível em:

<https://www.arcoeditores.com/_files/ugd/4502fa_11adb53aa7c74e27bcc777edd4

f3.pdf>. Acesso em 28 de jul. de 2023.

Téléchargements

Publiée

2023-12-18

Comment citer

BONFIM, Thaís Resende Araújo Borges; DA SILVA BARREIRO, Marcelo. ENSINO SUPERIOR E A COVID-19: O IMPACTO DAS AULAS REMOTAS NOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–15, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4654. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4654. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS