ENSINO SUPERIOR E A COVID-19: O IMPACTO DAS AULAS REMOTAS NOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4654Palabras clave:
Ensino remoto, Ensino superior, Pandemia, COVID-19Resumen
Durante a pandemia de COVID-19, adaptações necessárias abrangeram diversos setores, incluindo a educação. A presente pesquisa analisa como alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro vivenciaram o período de aulas durante a pós pandemia, comparando fatores como questões de aprendizagem e aspectos biopsicossociais. Foi objetivo geral da pesquisa compreender o impacto das aulas remotas que ocorreram durante a pandemia de COVID-19; foram objetivos específicos compreender, considerando aspecto de vida pessoal, o impacto da pandemia na vida dos alunos, para entender como isto reflete no contexto acadêmico; entender o impacto das aulas remotas para os alunos; compreender da perspectiva dos alunos como se deu a adaptação no momento de volta às aulas presenciais. A metodologia utilizou leituras prévias e aplicação de um questionário com questões quantitativas e qualitativas possibilitando a análise das respostas obtidas. Foi possível concluir que 66,7% dos alunos se sentiram depressivos e ansiosos durante o período pandêmico e 55,6% relataram dificuldade de aprendizagem; Nas aulas presenciais, 63,3% consideram que o aprendizado está melhor; 76,7% consideram como maior benefício do retorno às aulas a socialização, e 60% conseguem tirar dúvidas mais facilmente.
Citas
ARAÚJO, Otávio Augusto Ribeiro; BARREIRO, Marcelo da Silva; BONFIM, Thaís
Resende Araújo Borges. Ensino remoto: um comparativo entre paralisação e não
paralisação do calendário acadêmico na perspectiva dos alunos. Encontro de
Pesquisa em Educação. Universidade de Uberaba. 2021. Disponível em:
<https://uniube.br/epeduc/ANAIS_XI_Epeduc.pdf> Acesso em 20 de jul. de 2023.
BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFRGS. 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/>. Acesso em 20 de jul. de 2023.
BIERNATH, André. ‘Caçadores de vírus’: os cientistas que buscam a origem da
próxima pandemia. 2021. Disponível em:
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-58934975>. Acesso em 20 de jul. de
JORGE, David Gabriel Beilfuss; BARREIRO, Marcelo da Silva; BONFIM, Thaís
Resende Araújo Borges. Ensino superior em tempos de pandemia: compreendendo o impacto das aulas remotas na aprendizagem dos alunos. Encontro de
Pesquisa em Educação. Universidade de Uberaba. 2021. Disponível em:
<https://uniube.br/epeduc/ANAIS_XI_Epeduc.pdf> Acesso em 20 de jun. de 2023.
SANTOS, João Vitor. Um novo humanismo como saída para as crises brasileira e
internacional. Entrevista especial com Cristovam Buarque. 2015. Disponível em:
<https://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/540667-um-novo-humanismo-como-saida-para-as-crises-brasileira-e-internacional-entrevista-especial-com-cristovam-buarque>. Acesso em: 22 de jun. de 2023.
SENADO, Agência. Pandemia prejudicou condição psicológica de estudantes, mostra pesquisa. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/05/30/pandemia-prejudicou-condicao-psicologica-de-estudantes-mostra-pesquisa#:~:text=A%20pesquisa%20ouviu%20642%20mil>. Acesso em 20 de jul. de 2023.
TOKAMIA, Mariana. Celular é o principal meio de acesso à internet no país. 2020.
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/celular-e-o-principal-meio-de-acesso-internet-no-pais.>. Acesso em: 25 de jul. de 2023.
JORGE, David Gabriel Beilfuss; BARREIRO, Marcelo da Silva; BONFIM, Thaís
Resende Araújo Borges. Ensino superior em tempos de pandemia: compreendendo o impacto das aulas remotas na aprendizagem dos alunos. IN: Vários autores. Os Institutos Federais e a pandemia de COVID-19: políticas públicas, práticas e experiências. 1. ed. Santa Maria, RS: Arco Editores, 2022. Disponível em:
<https://www.arcoeditores.com/_files/ugd/4502fa_11adb53aa7c74e27bcc777edd4
f3.pdf>. Acesso em 28 de jul. de 2023.