Do ingresso na profissão professor: desvelando a razão da opção do bacharel em Direito pela docência no Ensino Superior

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4606

Mots-clés :

Bacharel em Direito, Opção pela docência , Ensino Superior

Résumé

Com o objetivo de desvelar a razão da opção pela docência dos bacharéis em Direito que atuam no ensino superior, referenciada na pesquisa de abordagem qualitativa descritiva na área da educação, desenvolveu-se uma pesquisa narrativa, mediante o uso do memorial de formação com três professores formadores do Curso de Direito de uma instituição pública de ensino superior, com base na análise de dados compreensiva-interpretativa, ancorada em Souza (2014). Os dados revelam que os Programas de Monitoria e o Programa de Iniciação Científica aproximam da docência os estudantes do ensino superior dos cursos de bacharelados, pelo contato mais próximo com as diversas práticas dos professores (ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica). Há os que demonstram interesse pela docência, pelo contato com professores que são inspiradores, levando-os a perceberem a docência no ensino superior como uma possibilidade de carreira profissional. Outros são encaminhados à docência em razão de características pessoais como o gosto pela leitura ou pelo conhecimento. Concluiu-se que são diversos os caminhos que levam os bacharéis à docência, como percebe-se nos dados produzidos sobre o objeto de estudo, dando, assim, o passo inicial para construção de uma carreira docente no ensino superior.

Bibliographies de l'auteur

Mayra Ravena Cardoso Lima, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).  Assessor Especial do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). 

Josania Lima Portela Carvalhêdo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Titular da Universidade
Federal do Piauí (UFPI) e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd),

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Publiée

2023-10-26

Comment citer

LIMA, Mayra Ravena Cardoso; CARVALHÊDO, Josania Lima Portela. Do ingresso na profissão professor: desvelando a razão da opção do bacharel em Direito pela docência no Ensino Superior. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–13, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4606. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4606. Acesso em: 24 août. 2024.

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