A LENTE DE SMITH: EDUCAÇÃO E O FLORESCER DA SOCIEDADE

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4590

Mots-clés :

Educação; Adam Smith, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Social

Résumé

O estudo tem como propósito abordar a temática da educação sob a perspectiva do renomado economista, filósofo e reformador social, Adam Smith. O texto se divide em três partes centrais. Na primeira parte, busca-se explorar a questão da educação através da ótica filosófica presente na obra de Smith, a qual se fundamenta na discussão acerca da importância da experiência da educação para o aprendizado de bons sentimentos morais como elementos essenciais para o desenvolvimento tanto individual quanto da sociedade. Por sua vez, a segunda parte enfoca as discussões econômicas de Smith em relação a temas como a relevância da educação, sua provisão adequada e formas ideais de financiamento do ensino. A terceira seção elenca as principais políticas educacionais realizadas no Brasil ao longo do início do século XXI e traça uma avaliação destas pela ótica smithiana. O objetivo é tratar a dimensão da educação de forma abrangente, assim como o próprio Smith o fez, e, com base em suas contribuições, considerar e avaliar seus aspectos interligados a fundamentos sociais e econômicos.

Biographie de l'auteur

Otávio Florentino Detoni, Universidade de São Paulo - USP

Graduado em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Mestre em Economia pelo Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE-UFJF). Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador atuante na área de Microeconometria Aplicada à Economia do Trabalho e Macroeconomia do Desenvolvimento. Pesquisador membro do grupo de pesquisa MADE - USP. 

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Publiée

2023-12-18

Comment citer

DETONI, Otávio Florentino. A LENTE DE SMITH: EDUCAÇÃO E O FLORESCER DA SOCIEDADE. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–13, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4590. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4590. Acesso em: 22 juill. 2024.

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