Mulheres Intelectuais, cultura e educação no Brasil: notas de apresentação de um tema

Auteurs

  • Evelyn de Almeida Orlando Universidade Católica do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.26694/caedu.v2i3.11575

Résumé

A proposta deste dossiê nasceu da lacuna identificada em um balanço realizado nas quatro revistas de História da Educação existentes no Brasil e nos anais do principal congresso da área - Congresso Brasileiro de História da Educação/CBHE - acerca desta temática. Do conjunto de trabalhos catalogados que enfocam as mulheres como sujeitos históricos, considerando sua presença, seus processos de formação e modos de participação na produção e mediação de saberes culturais, e atentando para a multiplicidade de práticas educativas que exerceram, poucos lançam luz para sua condição de intelectual. Essa lacuna é identificada em duas instâncias: nos trabalhos sobre mulheres elas raramente figuram como intelectuais e os trabalhos sobre intelectuais raramente versam sobre mulheres.

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Publiée

2020-09-24

Comment citer

ALMEIDA ORLANDO, Evelyn de. Mulheres Intelectuais, cultura e educação no Brasil: notas de apresentação de um tema. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 3–9, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v2i3.11575. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2392. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ