Mulheres Intelectuais, cultura e educação no Brasil: notas de apresentação de um tema
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v2i3.11575Resumo
A proposta deste dossiê nasceu da lacuna identificada em um balanço realizado nas quatro revistas de História da Educação existentes no Brasil e nos anais do principal congresso da área - Congresso Brasileiro de História da Educação/CBHE - acerca desta temática. Do conjunto de trabalhos catalogados que enfocam as mulheres como sujeitos históricos, considerando sua presença, seus processos de formação e modos de participação na produção e mediação de saberes culturais, e atentando para a multiplicidade de práticas educativas que exerceram, poucos lançam luz para sua condição de intelectual. Essa lacuna é identificada em duas instâncias: nos trabalhos sobre mulheres elas raramente figuram como intelectuais e os trabalhos sobre intelectuais raramente versam sobre mulheres.
Referências
GUYOT, Claire, De l'engagement au désenchantement (1945-1975) ? Jalons pour une histoire des intellectuelles catholiques. Clio. Histoire‚ femmes et sociétés [En ligne], 13 | 2001, p. 1-9, mis en ligne le 19. juin 2006. Disponível em http://journals.openedition.org/clio/140. Acesso em 18 de abril de 2020.
PERROT, Michelle. Escrever uma História das Mulheres: relatos de uma experiência, Cadernos Pagu (4), Dossiê: História das Mulheres no Ocidente, 1995, p. 9-28.
ROCHEFORT, Florance. À la découverte des intellectuelles. Clio. Histoire‚ femmes et sociétés [En ligne], 13 | 2001, mis en ligne le 10 novembre 2006. Dispnível em : http://journals.openedition.org/clio/131. Acesso: 18 de abril e 2020.
SAPIRO, Gisèle. Modelos de intervenção política dos intelectuais: o caso francês. R. Pós Ci. Soc. v.9, n.17, jan/jun. 2012, p. 19-50.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise. Educação & Realidade, 20 (2), jul-dez, 1995, p. 71-99.
SIRINIELLI, Jean-François. Os intelectuais. RÉMOND, René. Por uma História política. 2ª Tradução Dora Rocha. Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003, p. 231-270.
TIZOTT, Suzane. Mulheres intelectuais, educação, religião e cultura: um balanço da produção no campo da História da Educação. Relatório Final de Iniciação Científica. Curitiba: PUCPR, 2019.