Editorial

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https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.6303

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Editorial

Resumen

É com grande entusiasmo que apresentamos a nova edição da Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades, um periódico acadêmico vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com o Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música (NEHEMus) e o grupo Eleko da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Este volume reafirma nossa missão de fomentar diálogos interdisciplinares no campo da educação, valorizando a diversidade de saberes, práticas e epistemologias.

A edição atual destaca o dossiê temático Bandas de Música: Educação, Cultura e Transformação Social, coordenado por pesquisadores renomados da área. Este trabalho propõe reflexões sobre o impacto das bandas de música na educação e na sociedade, explorando temas como gênero, pedagogia inclusiva e metodologias inovadoras. A coletânea de artigos ilustra como essas práticas musicais representam tanto uma herança cultural quanto um espaço para transformação e inclusão.

Além do dossiê, a revista segue em fluxo contínuo, publicando estudos relevantes que ampliam as discussões sobre inclusão educacional, gênero, tecnologias no ensino e práticas pedagógicas. Esses textos evidenciam os desafios e as potencialidades das práticas educacionais na contemporaneidade, reafirmando nosso compromisso com a pluralidade e a justiça social.

Agradecemos aos autores, avaliadores e colaboradores que contribuíram para a construção desta edição. Que as discussões aqui apresentadas inspirem novas práticas e debates na busca por uma educação mais equitativa, inclusiva e transformadora.

Boa leitura!

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Biografía del autor/a

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/Uerj, com período de estágio no exterior financiado pela Capes, realizado no programa Memoria y Crítica de la Educación da Universidad Alcalá (Madri - Espanha), mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Fez os cursos de especialização em Educação Musical, graduação em Educação Artística e Música no Conservatório Brasileiro de Música, licenciatura em Pedagogia na Universidade Nove de Julho e em História pelo Claretiano Centro Universitário. Atuou como regente coral do sistema Petrobras (2008-2014), também trabalhou como Coordenador Geral Acadêmico e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música. Entre os anos 2018 e 2020, foi subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí e Coordenador do curso de graduação em Música. Desde 2011, é avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação/Inep. Atualmente é Líder do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus e Líder-adjunto do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Memória - Nehme. Coordena o projeto de pesquisa FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS NO DOUTORADO EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO, financiado pelo CNPQ por meio chamada Universal 2023. Desenvolve o projeto de pesquisa História da Educação Musical: sujeitos, instituições, impressos e práticas educativas, assim como, o História da Educação Musical: viagens e circulação de saberes. Desde 2013, pesquisa sobre a impressa educativa musical ibero-americana em parceria com a Universidad de Alcalá (Madrid - Espanha) por meio do grupo Historia Social de la Cultura Escrita. Em 2020, iniciou a parceria com grupo de pesquisa Historia, Memoria y Patrimonio de la Educaciónda, no projeto Plan Andaluz de Investigación, com a Universid de Sevilha. É editor da Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades, como também, da Revista Form@re; membro da equipe editorial da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica e da Revista Epistemologia e Práxis Educativa. No INEP é Membro da Comissão de Assessora de Estudos para Revisão do Instrumento de Avaliação dos cursos de Ensino Superior. É consultor ad-hoc de periódicos especializados, de editoras universitárias e de agências de fomento. Desde 2015, compõe a coordenação do Grupo de trabalho GT - História da Educação Musical da ABEM da Associação Brasileira de Educação Musical. Está associado à SBHE - Sociedade Brasileira de História da Educação, à BIOgraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica e à ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação . Foi representante da FLADEM - Fórum Latinoamericano de Educação Musical no Estado do Piauí. Publicou em esfera internacional artigos em periódicos, capítulos de livro e comunicações em eventos acadêmicos no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Portugal, México, Argentina e Colômbia com temáticas relacionadas com História da Educação, Música, Artes Visuais, Artes Cênicas e Cinema.

Citas

Editorial

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Editorial. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 01, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i2.6303. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6303. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

EDITORIAL