FACULDADES E UNIVERSIDADES HISTORICAMENTE NEGRAS: UM TERRENO FÉRTIL PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

(Estados Unidos da América)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.6009

Palabras clave:

HBCUs, Pertencimento, Afrodescendentes, Estados Unidos, História das Universidades

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar el surgimiento y expansión de las universidades históricamente negras, las denominadas HBCU (Históricamente Black Colleges and Universities), con especial atención a las ubicadas en el Sur Profundo de Estados Unidos. Metodológicamente, el artículo mapea los colegios y universidades históricamente negros en los Estados Unidos en la bibliografía producida sobre el tema. Luego se aborda la importancia de conocer la experiencia educativa de la población afrodescendiente en Estados Unidos, para establecer una reflexión sobre los significados de pertenecer a una institución exclusivamente étnica. Finalmente, el artículo busca indicar la relevancia del estudio del tema para el campo de la historia de la educación y concibe las HBCU.

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Biografía del autor/a

Alexandra Lima da Silva, {"pt_BR":"Universidad Nacional de Córdona"}

Sou "cria" da escola pública (com orgulho). Doutora em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ProPed, 2012), mestra em História Social (Universidade Federal Fluminense/2008). Possuo bacharelado e licenciatura em História (UFF/ 2006). Realizei estágio de pesquisa de doutorado sanduíche na Universidad de Alcalá (Espanha, 2011),com bolsa CAPES. Fui bolsista doutorado nota 10 da FAPERJ (2011-2012). Atuei como professora adjunta no Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2015), professora permanente no PPGHIS/UFMT(2014-2016) e professora permanente no ProfHist/UFMT (2015-2018). Fui professora visitante na University of Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos), com bolsa CAPES (PVE Júnior Edital n. 45/2017), no período de janeiro a dezembro de 2019. Realizei pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense com bolsa do CNPQ (2021-22). Realizei missões e estágios de pesquisa no exterior: na Universidad Autónoma de San Luis Potosí/México (CAPES PrInt/2022 e 2024) e na Tuskegee University/ Estados Unidos (agosto a dezembro de 2023). Atualmente sou professora associada na Faculdade de Educação da UERJ, professora permanente no ProPed/UERJ e professora credenciada no ProfHist/UERJ. Fui subchefe (2020-2021) e chefe do departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE/EDU/UERJ/2021-2023). Sou conselheira universitária eleita desde 2021 (Representante docente pelo CEH, no biênio 2021-2023 e representante docente pela Faculdade de Educação, no biênio 2023-2025). Orientei dissertações de mestrado e teses de doutorado em programas de pós-graduação nas áreas de História e Educação. Sou Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2015 (com renovação em 2018 e 2023); Procientista da UERJ desde 2017 e Bolsista de Produtividade do CNPq desde novembro de 2022 (área de História). Coordenei projetos de pesquisa contemplados em editais da FAPEMAT, FAPERJ, CNPq e CAPES. Tenho produzido livros e artigos nas áreas de História e Educação, com especial atenção aos campos História da Educação e do Ensino de História. Sou escritora de literatura infantojuvenil, tendo inúmeros livros publicados no gênero. Tenho produzido livros com acesso aberto, para a divulgação científica, os quais estão disponíveis no site: https://sementesdebano.com.br/. Compreendo educação como direito humano e um dever do Estado. Desde 2016, sou líder do grupo de pesquisa: Eleko: gênero, classe e raça em ensino de História e Educação. Defendo a democratização do conhecimento histórico e o direito à memória de grupos historicamente silenciados, para que "nunca esqueçamos todos aqueles que sofreram e morreram porque afirmaram o seu direito humano básico de serem livres". 

Rhonda Collier, Tuskegee University - Alabama, US

Doutora em Literatura Comparada pela Vanderbilt Universit. Professora Titular na Tuskegee University, Tuskegee, Alabama, Estados Unidos. 

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Publicado

2024-05-12

Cómo citar

SILVA, Alexandra Lima da; COLLIER, Rhonda. FACULDADES E UNIVERSIDADES HISTORICAMENTE NEGRAS: UM TERRENO FÉRTIL PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: (Estados Unidos da América) . CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 01–13, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i3.6009. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6009. Acesso em: 18 dic. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS