FACULDADES E UNIVERSIDADES HISTORICAMENTE NEGRAS: UM TERRENO FÉRTIL PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

(Estados Unidos da América)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.6009

Keywords:

HBCUs, Belonging, Afro-descendants, United States, History of Universities

Abstract

This article aims to analyze the emergence and expansion of historically black universities, the so-called HBCUs (Historically Black Colleges and Universities), with special attention to those located in the Deep South of the United States. Methodologically, the article maps historically black colleges and universities in the United States in the bibliography produced on the subject. It then addresses the importance of understanding the educational experience of the Afro-descendant population in the United States, in order to establish a reflection on the meanings of belonging to an exclusively ethnic institution. Finally, the article seeks to indicate the relevance of studying the subject for the field of history of education and conceives HBCUs.

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Author Biographies

Alexandra Lima da Silva, {"pt_BR":"Quinnipiac University"}

Sou "cria" da escola pública (com orgulho). Doutora em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ProPed, 2012), mestra em História Social (Universidade Federal Fluminense/2008). Possuo bacharelado e licenciatura em História (UFF/ 2006). Realizei estágio de pesquisa de doutorado sanduíche na Universidad de Alcalá (Espanha, 2011),com bolsa CAPES. Fui bolsista doutorado nota 10 da FAPERJ (2011-2012). Atuei como professora adjunta no Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2015), professora permanente no PPGHIS/UFMT(2014-2016) e professora permanente no ProfHist/UFMT (2015-2018). Fui professora visitante na University of Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos), com bolsa CAPES (PVE Júnior Edital n. 45/2017), no período de janeiro a dezembro de 2019. Realizei pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense com bolsa do CNPQ (2021-22). Realizei missões e estágios de pesquisa no exterior: na Universidad Autónoma de San Luis Potosí/México (CAPES PrInt/2022 e 2024) e na Tuskegee University/ Estados Unidos (agosto a dezembro de 2023). Atualmente sou professora associada na Faculdade de Educação da UERJ, professora permanente no ProPed/UERJ e professora credenciada no ProfHist/UERJ. Fui subchefe (2020-2021) e chefe do departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE/EDU/UERJ/2021-2023). Sou conselheira universitária eleita desde 2021 (Representante docente pelo CEH, no biênio 2021-2023 e representante docente pela Faculdade de Educação, no biênio 2023-2025). Orientei dissertações de mestrado e teses de doutorado em programas de pós-graduação nas áreas de História e Educação. Sou Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2015 (com renovação em 2018 e 2023); Procientista da UERJ desde 2017 e Bolsista de Produtividade do CNPq desde novembro de 2022 (área de História). Coordenei projetos de pesquisa contemplados em editais da FAPEMAT, FAPERJ, CNPq e CAPES. Tenho produzido livros e artigos nas áreas de História e Educação, com especial atenção aos campos História da Educação e do Ensino de História. Sou escritora de literatura infantojuvenil, tendo inúmeros livros publicados no gênero. Tenho produzido livros com acesso aberto, para a divulgação científica, os quais estão disponíveis no site: https://sementesdebano.com.br/. Compreendo educação como direito humano e um dever do Estado. Desde 2016, sou líder do grupo de pesquisa: Eleko: gênero, classe e raça em ensino de História e Educação. Defendo a democratização do conhecimento histórico e o direito à memória de grupos historicamente silenciados, para que "nunca esqueçamos todos aqueles que sofreram e morreram porque afirmaram o seu direito humano básico de serem livres". 

Rhonda Collier, Tuskegee University - Alabama, US

Doutora em Literatura Comparada pela Vanderbilt Universit. Professora Titular na Tuskegee University, Tuskegee, Alabama, Estados Unidos. 

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Published

2024-05-12

How to Cite

SILVA, Alexandra Lima da; COLLIER, Rhonda. FACULDADES E UNIVERSIDADES HISTORICAMENTE NEGRAS: UM TERRENO FÉRTIL PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: (Estados Unidos da América) . CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 01–13, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i3.6009. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6009. Acesso em: 18 dec. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS