O USO DO CELULAR PELO ALUNO COM TDAH EM SALA DE AULA PARA ESTIMULAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.5833

Palabras clave:

Alunos com TDAH., Ensino e aprendizagem, Tecnologias Digitais Móveis

Resumen

Considerando que os smartphones são talvez os mais procurados dentre os dispositivos móveis, podemos dizer que funções antes desempenhadas por outros recursos agora cabem na palma de nossa mão. Se isso nos leva a pensar sobre as transformações que a tecnologia tem provocado nas relações sociais, no ambiente escolar também não seria diferente, já que as redes e os aplicativos fazem parte da vida dos alunos. Deste modo, analisando as mudanças geradas no comportamento, na gestão do tempo, nos processos de comunicação e na aprendizagem, percebe-se que o uso da tecnologia pode contribuir sobremaneira no acompanhamento de todos os alunos, em especial, daqueles que apresentam alguma especificidade educativa, isto é, que requerem um olhar mais direcionado do professor. Neste trabalho, a partir de um levantamento bibliográfico, trataremos sobre as possibilidades do uso do celular pelo aluno com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) enquanto ferramenta pedagógica, sugerindo alguns Apps com atividades que podem ser realizadas em sala de aula.  Mas é preciso salientar que, embora seja fonte de estímulos rápidos, que causam sensação de prazer, o celular pode acarretar o aumento dos sintomas. Devido a isso, sugere-se o uso consciente do dispositivo e o acompanhamento constante do professor. Reconhecendo, no entanto, que o professor necessita de formação continuada para aprimorar práticas que favoreçam o letramento digital e colaborem para o protagonismo do educando com TDAH em sua trajetória acadêmica, ressaltaremos a valorização profissional do professor enquanto mediador do conhecimento.

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Biografía del autor/a

Mônica Moura Neves, Universidade do Grande Rio - Unigranrio/Afya

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes - PPGHCA-UNIGRANRIO, Pós-Graduação em Educação Especial Inclusiva e em Orientação Educacional e Pedagógica pela UCAM, Fonoaudióloga (CRFa 1 - 10059) e licenciada em Letras.

Márcia Regina Castro Barroso, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) da UNIGRANRIO, Psicóloga CRP:05/73483; Professora UNESA no curso de Psicologia; Pós-Doutorado em Sociologia (FAPERJ-PPGSA-IFCS-UFRJ); Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ com período sanduíche em Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris); Mestre em Ciências Sociais e Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da UFF; Especialista em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFRJ e Bacharel e Licenciada em História pela UFF. Especialização em Neuropsicologia (CAAESM). Tem se dedicado a temas tais como: Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC); Psicologia, Sociologia e Trabalho; Transformações no mundo do trabalho: uso de novas tecnologias no processo produtivo; Imigração e Trabalho; Educação Inclusiva. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Estudos Interdisciplinares em Saúde, Trabalho, Educação e Sociedade (SATEDES)

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Publicado

2024-08-30

Cómo citar

NEVES, Mônica Moura; BARROSO, Márcia Regina Castro. O USO DO CELULAR PELO ALUNO COM TDAH EM SALA DE AULA PARA ESTIMULAÇÃO DA APRENDIZAGEM. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 01–15, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i2.5833. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5833. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS