O USO DO CELULAR PELO ALUNO COM TDAH EM SALA DE AULA PARA ESTIMULAÇÃO DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.5833Palabras clave:
Alunos com TDAH., Ensino e aprendizagem, Tecnologias Digitais MóveisResumen
Considerando que os smartphones são talvez os mais procurados dentre os dispositivos móveis, podemos dizer que funções antes desempenhadas por outros recursos agora cabem na palma de nossa mão. Se isso nos leva a pensar sobre as transformações que a tecnologia tem provocado nas relações sociais, no ambiente escolar também não seria diferente, já que as redes e os aplicativos fazem parte da vida dos alunos. Deste modo, analisando as mudanças geradas no comportamento, na gestão do tempo, nos processos de comunicação e na aprendizagem, percebe-se que o uso da tecnologia pode contribuir sobremaneira no acompanhamento de todos os alunos, em especial, daqueles que apresentam alguma especificidade educativa, isto é, que requerem um olhar mais direcionado do professor. Neste trabalho, a partir de um levantamento bibliográfico, trataremos sobre as possibilidades do uso do celular pelo aluno com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) enquanto ferramenta pedagógica, sugerindo alguns Apps com atividades que podem ser realizadas em sala de aula. Mas é preciso salientar que, embora seja fonte de estímulos rápidos, que causam sensação de prazer, o celular pode acarretar o aumento dos sintomas. Devido a isso, sugere-se o uso consciente do dispositivo e o acompanhamento constante do professor. Reconhecendo, no entanto, que o professor necessita de formação continuada para aprimorar práticas que favoreçam o letramento digital e colaborem para o protagonismo do educando com TDAH em sua trajetória acadêmica, ressaltaremos a valorização profissional do professor enquanto mediador do conhecimento.
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