A PEDAGOGIA VISUAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE SURDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.5797

Palabras clave:

Surdos, Educação Inclusiva, Pedagogia Visual, Educação, Libras

Resumen

O presente trabalho tem por finalidade apresentar algumas reflexões acerca da importância das práticas de letramento visual voltadas para o processo de ensino e aprendizagem do estudante surdo na educação infantil. Objetiva-se por linhas gerais, analisar a relevância da pedagogia visual, em concordância com alguns pesquisadores da temática. Mais especificamente, abordar sobre a especificidade educacional do estudante surdo. Para isto, procedeu-se metodologicamente por uma abordagem qualitativa, de maneira bibliográfica. Fundamentou-se teoricamente em Goldfeld (2002), Quadros (2007), Fernandes (2006), entre outros pesquisadores. Ademais, fundamentou-se legalmente na Lei nº 10.436/2002 e no Decreto nº 5.626, cujos conceitos serviram para as nossas análises e reflexões. Neste sentido, verificou-se que, os estudantes surdos enquanto público da educação especial, têm suas especificidades de ensino e aprendizagem em relação a outras deficiências, tendo como principal característica a presença da Língua Brasileira de Sinais (Libras), como principal forma de comunicação, expressão e forma de vida. Evidenciando assim o uso de metodologias e práticas educacionais que o respeitem enquanto indivíduos, e, também as suas especificidades educacionais. Portanto, busca-se compreender os direcionamentos estendidos à educação básica na perspectiva inclusiva para a educação de surdos, buscando contribuir com as discussões em prol do acesso igualitário à educação e respeito a todos.

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Biografía del autor/a

Walber Christiano Lima da Costa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Atualmente Diretor da Faculdade de Ciências da Educação (FACED/ICH/UNIFESSPA). Professor Adjunto C 603 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Professor do PROFEI/UNIFESSPA e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA). Pesquisador nos seguintes grupos cadastrados no CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática - GEPSEM - UNESPAR; Grupo de Estudos de Linguagem Matemática - (GELIM/UFPA); Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores (GPES/UNIFESSPA); Grupo de Pesquisas e Estudos em Formação de Professores e Práticas Educativas (UNIFESSPA). Especialista em: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Metodologia do Ensino de Matemática, Educação Especial e Educação Inclusiva e em Técnicas de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais - Libras/Língua Portuguesa. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA). Graduado em Licenciatura em Matemática. Bacharel em Letras/Libras (UFSC). Possui Certificação em Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras pelo PROLIBRAS (MEC/INEP - UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem Matemática, Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação de Surdos, Ensino de Matemática, Ensino de Matemática para surdos, Tradução da Linguagem Matemática para alunos surdos, Língua Brasileira de Sinais- Libras, Tradução e Interpretação da Libras e processos psicológicos no ensino e na aprendizagem, Educação Matemática Inclusiva.

Michelle Alencar Ferreira Gonçalves, Universidade Federal do Maranhã - UFMA

Graduada em Licenciatura Letras Português (UNIFESSPA). Graduanda em Letras Libras (UNIASSELVI).
Especialista em Didática e Prática Pedagógica na Educação Básica (FACED/ICH/UNIFESSPA). Mestranda em
Educação (UFMA).

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Publicado

2024-08-30

Cómo citar

COSTA, Walber Christiano Lima da; GONÇALVES, Michelle Alencar Ferreira. A PEDAGOGIA VISUAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE SURDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 01–18, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i2.5797. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5797. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS