A PEDAGOGIA VISUAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE SURDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.5797Palabras clave:
Surdos, Educação Inclusiva, Pedagogia Visual, Educação, LibrasResumen
O presente trabalho tem por finalidade apresentar algumas reflexões acerca da importância das práticas de letramento visual voltadas para o processo de ensino e aprendizagem do estudante surdo na educação infantil. Objetiva-se por linhas gerais, analisar a relevância da pedagogia visual, em concordância com alguns pesquisadores da temática. Mais especificamente, abordar sobre a especificidade educacional do estudante surdo. Para isto, procedeu-se metodologicamente por uma abordagem qualitativa, de maneira bibliográfica. Fundamentou-se teoricamente em Goldfeld (2002), Quadros (2007), Fernandes (2006), entre outros pesquisadores. Ademais, fundamentou-se legalmente na Lei nº 10.436/2002 e no Decreto nº 5.626, cujos conceitos serviram para as nossas análises e reflexões. Neste sentido, verificou-se que, os estudantes surdos enquanto público da educação especial, têm suas especificidades de ensino e aprendizagem em relação a outras deficiências, tendo como principal característica a presença da Língua Brasileira de Sinais (Libras), como principal forma de comunicação, expressão e forma de vida. Evidenciando assim o uso de metodologias e práticas educacionais que o respeitem enquanto indivíduos, e, também as suas especificidades educacionais. Portanto, busca-se compreender os direcionamentos estendidos à educação básica na perspectiva inclusiva para a educação de surdos, buscando contribuir com as discussões em prol do acesso igualitário à educação e respeito a todos.
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Citas
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