HISTÓRIAS IMPRESSAS: OS JORNAIS NO MUSEU ESCOLAR DE LONDRINA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.5700

Palabras clave:

Museu Escolar; Arquivos; Jornais; Impressos; Memória.

Resumen

Este texto é resultado da pesquisa realizada no Museu Escolar de Londrina – MEL, que surgiu em 2018 e se constitui como um lugar de memória da educação da cidade. Nosso objetivo foi levantar jornais e revistas nas caixas de arquivo do museu, que reúne a documentação administrativa e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Londrina – SME. Em um primeiro momento faz-se uma discussão sobre arquivos e periódicos como fonte e objeto de pesquisa no campo da História da Educação e posteriormente apresenta-se alguns vestígios dos jornais. Os dados levantados indicam que ao todo foram encontrados cerca de trezentos e sessenta documentos entre jornais completos, revistas e recortes de jornais no período entre os anos de 1971 e 2022.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Burioli, Universidade Estadual de Londrina

ós-doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara, 2020), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2016), mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2009), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL 2010-Atual), na área de História da Educação e também professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Faz parte do Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação - LEPHE/UEL e do projeto MEL - Museu Escolar de Londrina. Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação (2022-atual). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Culturas e Práticas - GEPHECP. É membro da SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação) Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, instituições educativas, educação rural, fontes, arquivos escolares, imprensa pedagógica, pesquisa educacional e formação de professores.

Marcela Silva da Cunha, Universidade Estadual de Londrina

Licencianda em  Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Bolsista de Iniciação Cientifica do CNPq.

Citas

BARROS, J. D'A. O jornal como fonte histórica. Petrópolis - RJ: Vozes, 2023. 172p.

BLOCH, Marc. A história, os homens e o tempo in: Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. p.51-60.

BONATO, Nailda Marinho da Costa. Os arquivos escolares como fonte para a história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, n.10, p. 193-220, jul./dez, 2005.

BURKE, Peter. A história dos acontecimentos e o renascimento da narrativa. In: BURKE, Peter (org.) A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992. p. 327-348.

CATANI, D. B. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 115–130, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-928.

CAMPOS, R. D. DE. No rastro de velhos jornais: considerações sobre a utilização da imprensa não pedagógica como fonte para a escrita da história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, v. 12, n. 1 [28], p. 45-70, 21 maio 2012.

CAPELATO, M. H. A imprensa como fonte de estudo e objeto do historiador. In: VILLAÇA, M.; PRADO, M. L. C. História das Américas: fontes e abordagens historiográficas. São Paulo: Humanistas, 2015. p. 114-136.

CHARTIER, R. Introdução. Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In: A História Cultural entre práticas e representações. Col. Memória e sociedade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002, p. 12-28.

FURTADO, Alessandra Cristina. Os Arquivos Escolares e sua Documentação: possibilidades e limites para a pesquisa em História da Educação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 2, n. 2, p. 145–159, 2011. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v2i2p145-159.

LUCA, Tania Regina de. Fontes impressas: história dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005, p. 111-154.

MOGARRO, M. J. Arquivos e educação: a construção da memória educativa; In: Revista Brasileira de História da Educação, v. 5, n. 2 [10], p. 75-99, 10 fev. 2012.

SOUSA, C P.de; CATANI, D. B. A imprensa periódica educacional e as fontes para a história da cultura escolar brasileira. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, Brasil, n. 37, p. 177–183, 1994. DOI: 10.11606/issn.2316-901X.v0i37p177-183.

Publicado

2024-12-07

Cómo citar

BURIOLI, Simone; SILVA DA CUNHA, Marcela. HISTÓRIAS IMPRESSAS: OS JORNAIS NO MUSEU ESCOLAR DE LONDRINA. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 01–12, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i3.5700. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5700. Acesso em: 18 dic. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS