RELAÇÕES DE GÊNERO E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.5612Palabras clave:
Desenvolvimento infantil, Escola de Vigotski, Gênero, Relações sociaisResumen
O desenvolvimento humano acontece nas relações histórico-sociais, através do aprendizado propiciado por estímulos internos e externos aos seres humanos. O objetivo é entender quais possíveis impactos são gerados no desenvolvimento infantil a partir das relações sociais de gênero. O materialismo histórico-dialético foi utilizado no estudo como referencial teórico-metodológico e a pesquisa explicativa, com análise categorial qualitativa. Fez-se estudos bibliográficos sobre o desenvolvimento infantil na concepção da Escola de Vigotski; a conceituação de gênero e as possíveis implicações das relações de gênero sobre o desenvolvimento humano. Os estudos destacaram a possível relação das diferenças identificadas no desenvolvimento infantil com as questões sociais de gênero. É relevante que mais pesquisas busquem elucidar essas questões, com o intuito de orientar a prática docente e nortear pais e responsáveis quanto à educação e ao desenvolvimento infantil.
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