Gender relations and their implications on child development

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.5612

Keywords:

Desenvolvimento infantil, Escola de Vigotski, Gênero, Relações sociais

Abstract

O desenvolvimento humano acontece nas relações histórico-sociais, através do aprendizado propiciado por estímulos internos e externos aos seres humanos. O objetivo é entender quais possíveis impactos são gerados no desenvolvimento infantil a partir das relações sociais de gênero. O materialismo histórico-dialético foi utilizado no estudo como referencial teórico-metodológico e a pesquisa explicativa, com análise categorial qualitativa. Fez-se estudos bibliográficos sobre o desenvolvimento infantil na concepção da Escola de Vigotski; a conceituação de gênero e as possíveis implicações das relações de gênero sobre o desenvolvimento humano. Os estudos destacaram a possível relação das diferenças identificadas no desenvolvimento infantil com as questões sociais de gênero. É relevante que mais pesquisas busquem elucidar essas questões, com o intuito de orientar a prática docente e nortear pais e responsáveis quanto à educação e ao desenvolvimento infantil.

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Author Biographies

Niágara Vieira Soares Cunha, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Fisioterapia pelo Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Especialista em Coordenação Pedagógica e Planejamento pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta do Curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Tem experiência na área de Educação, Educação Física, com ênfase em Formação de Professores, principalmente nos seguintes temas: educação, educação infantil, cultura corporal e opressões sociais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Raça, Classe e Sexualidade (GERCLASSE-UVA).

Gleiciane Teles Cardoso, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), sob o registro 018367-G/CE. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero, Raça, Classe e Sexualidade (GERCLASSE) do Curso de Educação Física da UVA. Ex-bolsista de Iniciação Cientifica com o projeto A ARTE COMO CONSTITUINTES DA FORMAÇÃO HUMANA NO TOCANTE A TEORIA DA REPRODUÇÃO SOCIAL - FUNCAP (2021/2022). Ex-ligante da Liga Interdisciplinar em Saúde Mental -LISAM UVA (2021/2022). Fez parte do Projeto de Extensão Dança de Salão: Construindo Saberes, da UVA. Ex- bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET Saúde 2022/2023), Gestão e Assistência, Sobral-CE. Ex-monitora de dança no Projeto de Extensão Ritmize, UVA. Atualmente é Professora de Dança/Ritmos e dedica seu tempo livre às pesquisas na área da saúde, educação e dança, contendo quatro (4) pesquisas em curso e um capítulo de livro publicado.

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Published

2024-08-30

How to Cite

CUNHA, Niágara Vieira Soares; TELES CARDOSO, Gleiciane. Gender relations and their implications on child development. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 01–19, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i2.5612. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5612. Acesso em: 14 dec. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS