Um ensaio sobre o livro didático e a legislação sobre os saberes africanos, afro-brasileiras e indígenas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4706

Palabras clave:

Libro didáctico, Enseñanza de las relaciones étnico-raciales, Escuela, Artefacto cultural, Arte

Resumen

Este texto nace de una investigación sobre los libros didácticos para la enseñanza del arte en la escuela. Posee el carácter de un ensayo y busca realizar una visita a la historia del libro didáctico, el programa brasileño para su adopción y difusión, la legislación para la enseñanza de las relaciones étnico-raciales, asimismo la articulación entre estos temas. También se hace la indagación del libro didáctico como artefacto cultural que dirige y legitima determinados saberes en relación con otros, o su misma ruptura. Como base para el desarrollo del debate, son utilizados documentos de referencia, legislación educativa y literatura académica sobre el libro didáctico desde diferentes miradas. En su totalidad, las discusiones abordan cuestionamientos derivados de cómo los libros didácticos de arte dirigen los artefactos culturales de base africana, afro-brasileira e indígena para reproducir o eliminar discursos hegemónicos, fortaleciendo o debilitando los estereotipos de inferioridad y la desconstrucción de posibilidades de reconocimiento y valorización de la diversidad cultural existente en Brasil.

Biografía del autor/a

Abilde Hartman Sacamoto Vilela, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO - UFMT

Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Atualmente é professora - Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes

Leonardo Borne, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO - UFMT

Educador musical, pesquisador e flautista. Léo Borne é graduado em música - Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Educação - Educação Musical pelo PPG Educação da mesma universidade, e doutor em Música - Educação Musical pela Universidad Nacional Autónoma de México, além de ter estudos de graduação em Musicoterapia pela Faculdades EST e especialização pela Faculdade Inove Saber. Sempre vinculado às artes e música, atuou e tem experiência profissional nas áreas de musicoterapia, educação infantil, educação especial e inclusão. Além disso, Léo tem experiência científica e profissional em desenvolvimento infantil, contextos não-formais de ensino-aprendizagem, formação de professores e educação continuada, educação à distância e pedagogia universitária. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo passado pela UFC-Sobral. Ele se dedica ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de educação musical, avaliação, teoria musical, percepção e solfejo. Também se preocupa com os debates e a produção musical e educacional latinoamericana e de educação musical especial. Orienta nos níveis de graduação, mestrado e doutorado na UFMT (PPG Educação) e na UFPE (PPG Música). Sua produção científica tem sido apresentada e publicada em diversos contextos regionais, nacionais e internacionais, destacando-se o FLADEM, a ISME, a ABEM e a ANPPOM. É lider do grupo de pesquisa "Música e Educação" (FCA-UFMT), presidente do Comitê Acadêmico do Fladem-Brasil (2020-2024) e membro do Comitê Acadêmico internacional do FLADEM (2018-2023).

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Publicado

2023-10-26

Cómo citar

VILELA, Abilde Hartman Sacamoto; BORNE, Leonardo. Um ensaio sobre o livro didático e a legislação sobre os saberes africanos, afro-brasileiras e indígenas. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–18, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4706. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4706. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS