USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE FÍSICA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4657Palabras clave:
Inteligencia Artificial, Metodologias ativas , Tecnologias digitaisResumen
O objetivo deste artigo é validar o método e a sequência didática que será utilizada na dissertação do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física sobre aplicação de Inteligências artificiais como ferramentas auxiliares para o ensino de relatividade restrita para a terceira série do ensino médio. Utilizando-se os referenciais teóricos Paulo Freire, Marco Silva e Morán, o projeto foi metodologicamente desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com objetivo exploratório e procedimento experimental. O resultado foi a criação de um vídeo utilizando-se palavras-chave do livro didático e geradas pela Inteligência Artificial chat GPT e Studio D-ID. A análise do método utilizado mostrou que as metodologias ativas aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em equipe podem ser exploradas pelo professor utilizando o livro texto em conjunto com a Inteligência Artificial, bem como ratifica a importância da figura docente como orientador do processo, devido questões éticas na utilização desta tecnologia digital.
Citas
BACICH, Liliam ; MORAN, José (Orgs.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] Porto Alegre: Penso, 2018
CALISKAN, A., BRYSON, J. J., & NARAYANAN, A. (2017). Semantics derived automatically from language corpora contain human-like biases. Science, 356(6334), 183-186. e-PUB.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 30 ed.; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 24 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
LOFTUS, Mary & MADDEN, Michael G. (2020) A pedagogy of data and Artificial Intelligence for student subjectification, Teaching in Higher Education, 25:4, 456-475, DOI: 10.1080/13562517.2020.1748593.
JARDIM, Wagner T.; OTOYA, Victor J. Vasquez; OLIVEIRA, Cristiane Garcia S. A teoria da relatividade restrita e os livros didáticos do Ensino Médio: Discordâncas sobre o conceito de massa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, p. 2506-1-2506-7, 2015.
MORAN, José M. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. MORAN, José M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
OLIVEIRA, B. R.; COELHO, J. I. F.; VIEIRA, M. F. Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Dialogia, São Paulo, n. 27, p. 65-78, set./dez. 2017. DOI: 10.5585/Dialogia.n27.7787
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Aquisição e complexidade em narrativas
multimídia de aprendizagem. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 8, n. 2, p.
-339, 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982008000200004
Acesso em: 05 jul. 2023.
RADFORD, Alec et al. Improving language understanding by generative pre-training. 2018.
SELWYN, N. Should robots replace teachers? AI and the future of education. Polity Press, 2019
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.
SILVA, M. Educación interactiva: enseñanza y aprendizaje presencial y on-line. Madrid: Gedisa, 2005.
SILVA, M. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA NA SALA DE AULA HÍBRIDA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–17, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13472. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13472. Acesso em: 10 jul. 2023.
VASWANI, Ashish et al. Attention is all you need. Advances in neural information processing systems, v. 30, 2017.
ZUBOFF, S. (2019). The age of surveillance capitalism: The fight for a human future at the new frontier of power. Profile Books.