“A ÚNICA FORMA DE CHEGAR AO IMPOSSÍVEL É ACREDITAR QUE É POSSÍVEL”: COMO OS CONTOS DE FADAS AUXILIAM NO LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4635

Palabras clave:

Conto de Fadas, Leitura, Letramento Literário

Resumen

A experiência de leitura literária proporciona, de forma particular, a nossa formação humana, justamente pela possibilidade de dar sentido ao mundo e a nós mesmos. Assim sendo, os objetivos desse trabalho são: analisar o conceito de letramento literário; discutir os caminhos que contribuem para o processo de formação do leitor; e identificar como os contos de fadas contribuem para o letramento literário da criança. Para tanto, foi usada a metodologia revisão bibliográfica sobre a temática “letramento literário, leitura e contos de fadas”. O processo de formação do leitor inicia na primeira infância, envolve vários fatores, por ser uma construção contínua, e se desenvolve em vários espaços, dentro e fora da escola. Dentre os gêneros literários, os contos de fadas são capazes de envolver as crianças de maneira lúdica e fácil, provocando reflexões sobre o mundo ao seu redor.

Biografía del autor/a

Dayane Rouse Neves Sousa, Universidade Federal de Ouro Preto

Pedagoga pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Bacharel em Cooperativismo e Mestre em Extensão Rural, ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tenho experiências nas seguintes áreas: educação à distância no ensino superior; educação infantil; documentação pedagógica; mini-histórias; metodologias participativas; desenvolvimento rural; meio ambiente e diagnóstico socioeconômico junto às comunidades extrativistas na Amazônia Brasileira.

Hércules Tolêdo Corrêa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Doutor em Educação - área Educação e Linguagem - pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2002); Mestre em Letras: Estudos Linguísticos pela UFMG (1996); e graduado em Letras/Português pela UFMG (1989). Fez estágios científicos avançados de pós-doutoramento na York Univeristy, em Toronto, no Canadá, no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018, e na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, no primeiro semestre de 2007. Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO do CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD da UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP, área de LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR É líder do Grupo de Pesquisa MULTDICS - Multiletramentos e uso das TDIC na Educação (www.multdics.cead.ufop.br), registrado no CNPq. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Multiletramentos, Letramento Literário, Letramento Digital, Letramento Acadêmico, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa Científica em Educação e Letras, Iniciação à Pesquisa Linguística, dentre outras disciplinas, em cursos de Letras, Pedagogia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda (experiência de 19 anos no Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH), e Pedagogia, Ciência da Computação e Engenharias (esses últimos, atuando como professor de disciplinas de Ensino e Aprendizagem de Linguagem e Prática de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, na UFOP). Tem experiência de orientação de mestrado e doutorado, de trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, nas mesmas áreas, além de diversas participações em bancas de mestrado e doutorado. Tem livros e capítulos de livros publicados e organizados sobre leitura, leitura literária, literatura para crianças e jovens, psicolinguística e tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de linguagem, além de publicações em periódicos acadêmicos) e anais de eventos nacionais e internacionais. Atuou como coordenador pedagógico do Pró-Letramento e do PNAIC-UFOP. Membro do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário GPELL do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE da Faculdade de Educação da UFMG

Citas

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. 5a Ed. São Paulo: Scipione, 2006.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 16 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e Cultura. São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, set. 1972.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3a ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; et al. Contos de fadas: recurso educativo para crianças com deficiência intelectual. Psic. da Ed., São Paulo, 34, p. 158-185,1º sem. de 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752012000100009. Acesso em: 01 mai. 2023.

CARROL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. Tradução, Introdução e notas Isabel de Lorenzo. Tradução dos poemas Nelson Ascher. 2ª ed. São Paulo: Editora SOL, 1971.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria – análise – didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infanto-juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. Barueri: Manole, 2010.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2003.

CORRÊA, Hércules Toledo. Entrevista: Gláucia Jorge e Hércules Corrêa - Letramento Literário 2. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dy2RjHDfiko&feature=youtu.be. Acesso em: 10 de abr. 2023.

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Letramento literário na escola. In: MAGALHÃES, Tânia; CYRANKA, Lúcia. (Org.). Ensino de linguagem: perspectivas teóricas e práticas pedagógicas. Juiz de Fora: UFJF, 2016.

CORRÊA, Hércules Tolêdo; MAGALHÃES, Rosângela Márcia. Alfabetizar letrando: uma experiência de sucesso por meio dos textos literários. Interletras, v. 5, n. 23, 2016. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9301/1/ARTIGO_AlfabetizarLetrandoExperi%c3%aancia.pdf. Acesso em: 15 mai. 2023.

COSSON, Rildo. “A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino?” Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente - SP, v. 26, n. 3, p. 161-173, set/dez 2015. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3735/3153. Acesso em: 25 mai. 2023.

COSSON, Rildo. Letramento literário. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

FRANTZ, Maria Helena Zancan. A literatura nas series iniciais. Petrópolis: Vozes, 2011.

KLEIMAN, Ângela Bustos. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Mercado das Letras, 2012.

LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. “Literatura e formação de leitores na escola”. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7841-2011-literatura-infantil-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 mai. 2023.

LEMOS, Vanderlaine Cruz Meneses. As práticas de narrativas orais nos contos de fadas: desenvolvendo habilidades de leitura. Dissertação (Mestrado Profissional de Letras), Universidade Federal de Sergipe, 2016. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/6437/7/VANDERLAINE_CRUZ_MENESES_LEMOS.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.

OSTETTO, Luciana Esmeralda; SILVA, Greice Duarte de Brito. Arte na formação docente para a educação infantil: procura-se! Unisul, Tubarão, v. 12 n. 21, p. 185-203, jan/jun 2018.

PAIVA, Aparecida; CORRÊA, Hércules Tolêdo. Literatura e Alfabetização: impasses e possibilidades. Via Atlântica, São Paulo, n. 28, p. 177-196, 2015. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6833/1/ARTIGO_LiteraruraAlfabetiza%c3%a7%c3%a3oImpasse.pdf. Acesso em: 5 abr. 2023.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tânia. Escola e Literatura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

SILVA, Márcia Cabral da; MARTINS, Milena Ribeiro. “Experiências de leitura no contexto escolar”. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7841-2011-literatura-infantil-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 mai. 2023.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 7. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2018.

SOARES, Magda. Glossário: Letramento. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/. Acesso em: 25 mai. 2023.

Publicado

2023-12-18

Cómo citar

SOUSA, Dayane Rouse Neves; CORRÊA, Hércules Tolêdo. “A ÚNICA FORMA DE CHEGAR AO IMPOSSÍVEL É ACREDITAR QUE É POSSÍVEL”: COMO OS CONTOS DE FADAS AUXILIAM NO LETRAMENTO LITERÁRIO. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–15, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4635. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4635. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS