“A ÚNICA FORMA DE CHEGAR AO IMPOSSÍVEL É ACREDITAR QUE É POSSÍVEL”: COMO OS CONTOS DE FADAS AUXILIAM NO LETRAMENTO LITERÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4635Keywords:
Conto de Fadas, Leitura, Letramento LiterárioAbstract
The literary Reading experience provides particularly our human formation, because of the possibility of giving sense to the world and to ourselves. Therefore, the aim of this work are: to analyze the concept of literary literacy, to discuss the ways that contribute to the reader’s formation process and to identify how fairy tales contribute to children’s literary literacy. The methodology of the bibliographic review was used about the theme “literary literacy, Reading and fairy tales”. The reader’s formation process begins in early childhood, involving several factors, as it is a continuous construction, and develops in various Spaces, inside and outside the school. Among the literary genres, fairy tales are able to envolve children in a playful and easy way, causing reflections about the world Around them.
References
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. 5a Ed. São Paulo: Scipione, 2006.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 16 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e Cultura. São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, set. 1972.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3a ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; et al. Contos de fadas: recurso educativo para crianças com deficiência intelectual. Psic. da Ed., São Paulo, 34, p. 158-185,1º sem. de 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752012000100009. Acesso em: 01 mai. 2023.
CARROL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. Tradução, Introdução e notas Isabel de Lorenzo. Tradução dos poemas Nelson Ascher. 2ª ed. São Paulo: Editora SOL, 1971.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria – análise – didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infanto-juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. Barueri: Manole, 2010.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2003.
CORRÊA, Hércules Toledo. Entrevista: Gláucia Jorge e Hércules Corrêa - Letramento Literário 2. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dy2RjHDfiko&feature=youtu.be. Acesso em: 10 de abr. 2023.
CORRÊA, Hércules Tolêdo. Letramento literário na escola. In: MAGALHÃES, Tânia; CYRANKA, Lúcia. (Org.). Ensino de linguagem: perspectivas teóricas e práticas pedagógicas. Juiz de Fora: UFJF, 2016.
CORRÊA, Hércules Tolêdo; MAGALHÃES, Rosângela Márcia. Alfabetizar letrando: uma experiência de sucesso por meio dos textos literários. Interletras, v. 5, n. 23, 2016. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9301/1/ARTIGO_AlfabetizarLetrandoExperi%c3%aancia.pdf. Acesso em: 15 mai. 2023.
COSSON, Rildo. “A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino?” Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente - SP, v. 26, n. 3, p. 161-173, set/dez 2015. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3735/3153. Acesso em: 25 mai. 2023.
COSSON, Rildo. Letramento literário. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
FRANTZ, Maria Helena Zancan. A literatura nas series iniciais. Petrópolis: Vozes, 2011.
KLEIMAN, Ângela Bustos. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Mercado das Letras, 2012.
LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. “Literatura e formação de leitores na escola”. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7841-2011-literatura-infantil-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 mai. 2023.
LEMOS, Vanderlaine Cruz Meneses. As práticas de narrativas orais nos contos de fadas: desenvolvendo habilidades de leitura. Dissertação (Mestrado Profissional de Letras), Universidade Federal de Sergipe, 2016. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/6437/7/VANDERLAINE_CRUZ_MENESES_LEMOS.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.
OSTETTO, Luciana Esmeralda; SILVA, Greice Duarte de Brito. Arte na formação docente para a educação infantil: procura-se! Unisul, Tubarão, v. 12 n. 21, p. 185-203, jan/jun 2018.
PAIVA, Aparecida; CORRÊA, Hércules Tolêdo. Literatura e Alfabetização: impasses e possibilidades. Via Atlântica, São Paulo, n. 28, p. 177-196, 2015. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6833/1/ARTIGO_LiteraruraAlfabetiza%c3%a7%c3%a3oImpasse.pdf. Acesso em: 5 abr. 2023.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tânia. Escola e Literatura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
SILVA, Márcia Cabral da; MARTINS, Milena Ribeiro. “Experiências de leitura no contexto escolar”. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7841-2011-literatura-infantil-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 mai. 2023.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 7. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2018.
SOARES, Magda. Glossário: Letramento. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/. Acesso em: 25 mai. 2023.