Tecnologias digitais e o ensino remoto: mapeamento de produções científicas durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4536Palabras clave:
Enseñanza a Distancia, Formación de Profesores, MapeoResumen
O presente estudo objetiva identificar e analisar artigos publicados na revista digital Em Teia (ISSN: 2177 – 9309) que explorem a relação entre as tecnologias digitais e o ensino durante a pandemia de covid-19. Para isso, realizou-se um estudo do tipo mapeamento, considerando os anos 2020, 2021 e 2022, e selecionou-se doze artigos. A partir da análise dos artigos, questões como a falta de conhecimento dos docentes a respeito das tecnologias digitais, a escassez de acesso à equipamentos e à internet foram ressaltadas, bem como a falta de motivação dos alunos em participar das aulas remotas. Tais questões apontam para a necessidade de repensar a formação inicial dos docentes, bem como de oferecer espaços de formação continuada e políticas públicas que levem às escolas equipamentos e internet de qualidade. Além disso, é preciso refletir a respeito das mudanças de paradigmas que as tecnologias trarão para as práticas educativas após a pandemia.
Citas
BARROS, Fernanda Costa; VIEIRA, Darlene Ana de Paula. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 826-849, 2021.
BARROS, Vilma Luísa Siegloch; SILVA-FORSBERG, Maria Clara; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes. Tecnologias digitais na formação de professores. EM TEIA, v. 13, n. 2, p. 60-80, 2022.
BIEMBENGUT, Maria Salett. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
BURCI, Taissa. Vieira. Lozano et al. Ambientes virtuais de aprendizagem: a contribuição da Educação a Distância para o ensino remoto de emergência em tempos de pandemia. EM TEIA, Recife, v. 11, n. 02, p. 01-16, ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/248136/pdf_1 . Acesso em: 13 maio 2022.
CAMPOS, Marcia Azevedo; FARIAS, Luiz Marcio Sousa; BARROS, Claúdia. Cristine Andrade. Uma sequência didática e o ensino de matemática no contexto da pós pandemia Covid-19. EM TEIA, Recife, v. 11, n. 02, p. 01-18, ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/247802. Acesso em: 13 maio 2022.
FELCHER, Carla Denize Ott.; BIERHALZ, Crisna Daniela Krause. Tecnologias digitais e professores em tempos de COVID-19. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 63, p. 266-278, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3515. Acesso em: 29 jun. 2022.
FLORES, Jeronimo Becker; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul. Insignare Scientia, Chapecó, v. 4, n. 3, p. 94-109. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12116>. Acesso em: 30 out. 2022.
IBÁÑEZ, Jesus Salinas. Educación en tiempos de pandemia: tecnologías digitales en la mejora de los procesos educativos. Innovaciones Educativas, v. 22, n. 1, p. 17-21, out. 2020. Disponível em: https://revistas.uned.ac.cr/index.php/innovaciones/article/view/3173. Acesso em 09 maio 2022.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus. 2003.
LIPP, Maria Novaes.; MALAGRIS, Lucia Emmanoel Novaes. Stress. São Paulo: Contexto, 2003.
MALTEMPI, Marcus Vinicius. Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre prática e formação docente. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 59-67, 2008.
MILL, Daniel. Educação a Distância. In: MILL, Daniel. (org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 198-203.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/39YW8sMQhNzG5NmpGBtNMFf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 maio 2022.
NEGROPONTE, Nicholas. El mundo digital. Barcelona: Ediciones B, 1995.
PINHEIRO, Joserlene Lima. Formação docente acerca do Campo Conceitual Multiplicativo a partir do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo. 2020. Tese (Doutorado Acadêmico em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2020/06/Tese_JOSERLENE-LIMA-PINHEIRO.pdf. Acesso em: 13 maio 2022.
RADFORD, Luis. Signs, gestures, meanings: Algebraic thinking from a cultural semiotic
perspective. In: DURAND-GUERRIER, Viviane.; SOURY-LAVERGNE, Sophie; ARZARELLO, Ferdinando. (Eds.). Proceedings of the Sixth Conference of European Research in Mathematics Education (CERME 6). Lyon, França, 2010, pp. 33-53.
SANTOS, Kleber Emmanuel Oliveira.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Mídias sociais e educação em tempos de pandemia: o TikTok como suporte aos processos de ensino e aprendizagem. EM TEIA, v. 11, n. 02, p. 1-23, 2020.
SILVA, Fatima; MIRANDA, Guilhermina Lobato. Formação inicial de professores e tecnologias. In. IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, 4., Braga, Portugal, 2005, p. 595-606.
SILVA, Maria Amélia; CUNHA, Amanda Caroline Marques; ALVES, Thelma. Panerai. Tecnologias digitais em tempos de pandemia: desafios do trabalho remoto para professores de mais idade do Brasil e de Portugal. EM TEIA, v. 11, n. 02, p. 1-21, 2020.
SILVA, Raphael França et al. Letramento transmídia ou digital? A autoria docente em tempos de pandemia. EM TEIA, v. 11, n. 02, p. 1-20, 2020.