Transculturação de situações de ensino-aprendizagem: o caso da batucada afro-brasileira na escola secundária francesa

(França)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4247

Palabras clave:

transposição didática, escola francesa, música afro-brasileira

Resumen

Este artigo tem como objetivo iniciar uma reflexão sobre o uso da música do Outro como recurso pedagógico na escola. Trata-se especificamente de uma tradição afro-brasileira, a batucada, na escola pública francesa. Porém, a análise dos saberes veiculados através de tal prática revela um diferencial importante com relação as suas referências endógenas. Tentar compreender um pouco mais esse fenômeno é o motivo desse trabalho. Após o exame das condições de transmissão da música afro-brasileira no Brasil e na França, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático de Chevallard através o conceito de Transposição Didática. A elaboração de um modelo de transculturação das situações didáticas permite mostrar que esse uso — pedagógico e exógeno — da batucada provoca uma seria de derivações paradigmáticas. Uma delas interessa o professor francês, cuja responsabilidade pela transmissão dos saberes musicais se encontra exacerbada. Infelizmente, uma percepção cognitiva inadequada bloqueia o seu acesso a certos fundamentos musicais e atrapalha sua capacidade de transposição.

Biografía del autor/a

Gérald Guillot, Paris-Sorbonne Université - Institut de recherche en Musicologie Sorbonne Université

Doutor em musicologia da Universidade Paris-IV Sorbonne (França). Pesquisador associado ao IreMus (Institut de Recherche en Musicologie / Instituto de Pesquisa em Musicologia) Paris-Sorbonne Université/CNRS/BNF/Ministère de la Culture - UMR 8223

Citas

ALMEIDA, C. M. G. Diversidade cultural e formação de professores de música: um estudo com licenciandos. XVII Congresso da ANPPOM. São Paulo: UNESP, 2007.

AROM, S., KHALFA, J. Une raison en acte. Pensée formelle et systématique musicale dans les sociétés de tradition orale. Revue de musicologie, vol. 84, n°1, p. 5-17, 1998.

ARROYO, M. Representações sociais sobre práticas de ensino e aprendizagem musical: um estudo etnográfico entre congadeiros, professores e estudantes de música. Tese de Doutorado. Porto Alegre: PPG-Música, UFRGS, 1999.

AYARI, M. L'écoute des musiques arabes improvisées. Essai de psychologie cognitive. Paris: L'Harmattan, 2003.

BALACHEFF, N., Le contrat et la coutume: deux registres des interactions didactiques. In: LABORDE, C (Org.). Actes du premier colloque Franco-Allemand de didactique des mathématiques et de l’informatique. Grenoble: La Pensée Sauvage, p. 15-26, 1988.

BOURG, A. Analyse comparative des notions de Transposition didactique et de Pratiques sociales de référence. Le choix d'un modèle en didactique de la musique ? Journal de Recherche en Education Musicale, vol. 5, n°1, p. 79-116, 2006.

BROSSARD, M. Situations et formes d’apprentissage. Revue suisse des sciences de l’éducation, v. 23, n. 3, p. 423-438, 2001.

BROUGÈRE, G. Les jeux du formel et de l’informel. Revue Française de Pédagogie, n°160, p. 5-12, 2007.

BROUGÈRE G., BÉZILLE H. De l'usage de la nation d'informel dans le champ de l'éducation. Revue française de pédagogie, n°158, p. 117–160, 2007.

BROUSSEAU, G. Théorie des situations didactiques. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1998.

BRUNER, J. S. Le développement de l’enfant. Savoir faire, savoir dire. Paris: PUF, 1983.

CARDOSO, A. N. N. Aprendizagem no candomblé: inovações e pluralidade. Anais do XV Congresso da ANPPOM. Rio de Janeiro, p. 712-719, 2005.

CARNEIRO DA CUNHA, M. Transmissão de saberes na escola de samba Modidade de Padre Miguel. Mestrado em música brasileira. Universidade de Rio de Janeiro, 2001.

CHERVEL, A. L'histoire des disciplines scolaires. Réflexion sur un domaine de la recherche. Histoire de l’Éducation, n° 38, Paris: INRP, p. 59-119, 1988.

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique – du savoir savant au savoir enseigné. Paris: La pensée sauvage, 1985

______. La fonction professorale : esquisse d’un modèle didactique. In R. Noirfalise R. & Perrin Glorian M.J. (Eds.), Actes de la VIIIe école d’été de didactique des mathématiques. Clermond-Ferrand : IREM de Clermond-Ferrand, p. 82-122, 1996.

COOMBS, P. H., AHMED, M. Attacking Rural Poverty: How non-formal education can help. Baltimore: John Hopkins Univ. Press, 1974.

DEMAIZIERE, F., NARCY-COMBES, J.-P. Méthodologie de la recherche didactique : nativisation, tâches et TIC. ALSIC, vol. 8, p. 45-64, 2005.

DE SEGUIN, A. L’impossible objectivité. In: PARVAUX, S., REVEL-MOUROZ, J (Org.). Imagens reciprocas do Brasil e da França. Paris: IHEAL, p. 79-82, 1991.

DEVELAY, M. De l’apprentissage à l’enseignement. Paris: ESF, 1992.

FACCI, S. Education musicale et multiculturalisme. In: NATTIEZ, J.-J (Org.). Musiques, une encyclopédie pour le XXIe siècle. Paris: Actes Sud. v. 2, Les savoirs musicaux, p. 916-932, 2004.

FREIRE, V. L. B. Currículos, apreciação musical e culturas brasileiras. Encontro Regional da ABEM Sul. Florianópolis (SC), 2000.

FRYER, P. Rhythms of Resistance. Hanover: Wesleyan Univ. Press of New England, 2000.

FUCCI AMATO, R. de C. Breve retrospectiva histórica e desafios do ensino de música na educação básica brasileira. Revista Opus da ANPPOM. n°12, 2006.

GUILLOT, G. Etude de la transposition didactique des savoirs liés à l’enseignement des musiques afro-brésiliennes en collège français. Mémoire de DEA en psychologie et didactique de la musique. Univ. Paris IV – Sorbonne, 2005.

______. Un objet esthétique est-il réellement perçu ? Le suingue brasileiro à l'épreuve d’un filtrage cognitif exotique. Communication dans le cadre du séminaire IDEAT-CNRS: Esthétique et Cognition - Théories de l'art et phénomènes cognitifs, du 6 décembre 2008, Paris (no prelo).

______. Diffusion des musiques afro-brésiliennes en Europe: la perception cognitive occidentale permet-elle une véritable ouverture à cette altérité?, Studi Emigrazione (XLVII), n°177, CSER, Rome, 2010.

______. De l'informel à l'institutionnel : transposition didactique de pratiques musicales transculturelles. In: J.-L. Leroy; P. Terrien. Perspectives actuelles de la recherche en éducation musicale. Paris: L'Harmattan, p. 45-64, 2011.

______. Uma perspectiva musicológica analítica a serviço de uma compreensão aprofundada do maracatu de baque virado. In: GUILLEN, Cristina Martins (Org.). Inventário cultural dos maracatus nação. Recife: Editora Universitária UFPE, 2015

______. Persistence of common traits in Afro-Brazilian musical traditions despite the diversity of social-cultural contexts. In: Understanding America: the essential contribution of Afro-American music to the sociocultural meaning of the continent. Publication Center of the Pontifical Catholic University of Ecuador, 2022.

GUILLOT, G.; BOURG, A. Les musiques de l’Autre à l’école en Suisse romande et en France : interculturalité en éducation musicale. Actes du colloque AREF 2019. Université de Bordeaux, p. 1141-1156, 2020.

GUIRARD, L. Abandonner la musique ? Psychologie de la motivation et apprentissage musical. Paris, Montréal: L'Harmattan, 1998.

HELMHOLTZ (VON), H. Treatise on physiological optics. New-York : Dover, 1909.

HOUSSAYE, J. Le triangle pédagogique. Berne: Peter Lang, 1988.

HURON, D. Sweet anticipation: music and the psychology of expectation. Cambridge Mass.: MIT Press, 2006.

JOHSUA, S. Le concept de Transposition Didactique peut-il étendre sa portée au delà de la didactique des sciences et des mathématiques ? Skholê, n° 6, 1997.

LIMA, I. M. de F., GUILLEN, I. C. M. Cultura Afro-descendente no Recife: Maracatus, valentes e catimbós. Recife: Bagaço, 2007

LUCAS, G. O sons do Rosário: um estudo etnomusicológico do Congado Mineiro – Arturos e Jatobá. Tese de Mestrado. Universidade de São Paulo, 1999.

LUEDY, E. Batalhas culturais: educação musical, conhecimento curricular e cultura popular na perspectiva das teorias críticas em educação. Revista da ABEM, nº 15, 2006.

MALGLAIVE, G. Enseigner à des adultes. Paris: PUF, 1990

MARTINAND, J.-L. Pratiques sociales de référence et compétences techniques. In: GIORDAN A. (Org.). Diffusion et appropriation du savoir scientifique: enseignement et vulgarisation. Paris: Univ. Paris 7, p. 149-154, 1981.

______. La question de la référence en didactique du curriculum. Investigações Em Ensino De Ciências, v. 8, n. 2, p. 125–130. Instituto de Física. Porto Alegre: Univ. Federal do Rio Grande do Sul, 2003.

MATTOS, M. Por que não estudamos nossa música? Questionamentos acerca do conteúdo curricular do Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual do Ceará. Lectura, v. 1, n. 1, p. 67-73, Fortaleza: Edições Evolutivo, 2004.

MCADAMS, S. & DELIÈGE, I. La Musique et les sciences cognitives. Actes du Symposium sur la musique et les sciences cognitives, Centre Georges Pompidou, Liège-Bruxelles: Pierre Mardaga, 1989.

MERCIER, A. Note de synthèse. Revue Française de Pédagogie, n. 141, p. 135-71, 2002.

ORTIZ FERNÁNDEZ, F. El huracán. Su mitología y sus símbolos. México: Fondo de Cultura Económica, 1947.

PERRENOUD, P. Métier d’élève et sens du travail scolaire. Paris: ESF, 1995

______. La transposition didactique à partir de pratiques: des savoirs aux compétences. Revue des sciences de l’éducation (Montréal), v. 24, n. 3, p. 487-514, 1998.

PRASS, L. Saberes musicais em uma bateria de escola de samba: a etnopedagogia dos Bambas da Orgia. Revista Plural, ano II, n. 2. Rio de Janeiro: Escola de Música Villa-Lobos. p. 7-29, 2002.

QUEIROZ L. R. S. Aprendizagem musical nos Ternos de Catopês de Montes Claros: situações e processos de transmissão. ICTUS, PPGMUS - UFBA, v. 6, n. 12, p. 122-138, 2005.

SCHUGURENSKY, D. ‘Vingt mille lieues sous les mers’: les quatre défis de l’apprentissage informel. Revue Française de Pédagogie, n. 160, p. 13-27, 2007.

SILVA, C. L. Processos de ensino/aprendizagem musical na escola de samba Pena Branca e no bloco Rato Seco em Diamantina. Encontro da ABEM XII. Florianópolis, p. 151-157, 2003.

SPERBER, D., Wilson, D. La Pertinence - communication et cognition. Paris: Minuit, 1989.

VAILLANT, A. Ethnographie d’une pratique musicale en mouvement. L’exemple d’une batucada à Nice. Mémoire de Master en Anthropologie, Univ. de Provence, 2005.

______. Les territoires de la batucada: circulations et appropriations d’une pratique musicale brésilienne. In: RAIBAUD Y. (Org.). Comment la musique vient-elle aux territoires ? Pessac:

MSHA, p. 179-196, 2009.

VERRET M. Le temps des études. Thèse de 3ème cycle, Univ. Paris V. Paris, Librairie Honoré-Champion, 1975

VYGOTSKI L. Pensée et Langage. éditions La Dispute, 1997.

ZULAUF, M. Quel paradigme pour l’éducation musicale de demain? In: COEN P.F.; ZULAUF M. (Org.), Entre savoirs modulés et savoir moduler: l’éducation musicale en question. Paris: L’Harmattan. p. 233-258, 2006.

Publicado

2023-04-30

Cómo citar

GUILLOT, Gérald. Transculturação de situações de ensino-aprendizagem: o caso da batucada afro-brasileira na escola secundária francesa: (França). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–20, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i1.4247. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4247. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO