Narrativas (auto)biográficas sobre a formação e práticas interpretativas de professores violonistas
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.2944Palabras clave:
Historia de la Educación. Historia de la Educación Musical. Investigación (auto)biográfica. Actuación musical. Práctica Educativa.Resumen
Esta pesquisa tem como horizonte investigar a formação e as práticas interpretativas dos professores doutores e doutorandos que têm o violão como instrumento e que atuam em instituições federais de ensino em Teresina. Sendo assim, os objetivos específicos são: compreender como se deu a questão da performance na formação dos professores; entender como os professores desenvolvem a prática interpretativa nos alunos e analisar como ocorre a prática interpretativa dos professores. A fundamentação teórica acerca da performance musical ficou a cargo dos autores Cardassi (2000), Cerqueira; Zorzal e Ávila (2012), Henrique (2020), Souza (2008) e Zhumthor (2018). No que diz respeito ao ensino da performance musical, recolheu-se o Zorzal (2015) e Penna (2007). Tratando-se da (auto)biografia, utilizou-se as reflexões de Dominicé (2014) e Weller e Zardo (2013). Como metodologia da pesquisa, utilizamos a perspectiva (auto)biográfica, a partir da entrevista narrativa temática individual que abordou a formação e as práticas pedagógicas dos sujeitos da pesquisa e aconteceu com dois professores doutores que atuam no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e dois professores doutorandos do Instituto Federal do Piauí (IFPI), que também são professores do departamento de música. Os resultados da pesquisa indicam que para os professores, sujeitos da pesquisa, a performance musical, de certa forma, contempla a prática docente. Dessa forma, suas práticas educativas foram efetivamente influenciadas pelas suas práticas interpretativas.
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