Narrativas (auto)biográficas sobre a formação e práticas interpretativas de professores violonistas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.2944

Palabras clave:

Historia de la Educación. Historia de la Educación Musical. Investigación (auto)biográfica. Actuación musical. Práctica Educativa.

Resumen

Esta pesquisa tem como horizonte investigar a formação e as práticas interpretativas dos professores doutores e doutorandos que têm o violão como instrumento e que atuam em instituições federais de ensino em Teresina. Sendo assim, os objetivos específicos são: compreender como se deu a questão da performance na formação dos professores; entender como os professores desenvolvem a prática interpretativa nos alunos e analisar como ocorre a prática interpretativa dos professores. A fundamentação teórica acerca da performance musical ficou a cargo dos autores Cardassi (2000), Cerqueira; Zorzal e Ávila (2012), Henrique (2020), Souza (2008) e Zhumthor (2018). No que diz respeito ao ensino da performance musical, recolheu-se o Zorzal (2015) e Penna (2007). Tratando-se da (auto)biografia, utilizou-se as reflexões de Dominicé (2014) e Weller e Zardo (2013). Como metodologia da pesquisa, utilizamos a perspectiva (auto)biográfica, a partir da entrevista narrativa temática individual que abordou a formação e as práticas pedagógicas dos sujeitos da pesquisa e aconteceu com dois professores doutores que atuam no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e dois professores doutorandos do Instituto Federal do Piauí (IFPI), que também são professores do departamento de música. Os resultados da pesquisa indicam que para os professores, sujeitos da pesquisa, a performance musical, de certa forma, contempla a prática docente. Dessa forma, suas práticas educativas foram efetivamente influenciadas pelas suas práticas interpretativas.

Biografía del autor/a

Paulo Henrique Pereira Soares da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Graduado em Música pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, técnico em Música no instrumento violão pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI (2011-2012). Fez o curso de especialização em Música pela Faculdade Dom Alberto. participou como aluno da 6º edição do Festival Nacional de Violão do Piauí, realizado em 2010, da 7º edição do Festival Nacional de Violão do Piauí em 2011 e da 8º edição do Festival Nacional de Violão do Piauí em 2012. Participou também como aluno do 34º curso internacional de verão do centro de educação profissional/ Escola de Música de Brasília - CIVEBRA no período de 04 a 21 de janeiro de 2012. Finalista em 2º lugar no concurso de violão de Teresina, realizado pelo Festival de Violão de Teresina em 2021. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Desempenhou a função de apoio técnico no instrumento violão do PRONATEC da Universidade Federal do Piauí (2014-2015), também trabalhou como professor de violão na Associação dos Colaboradores da Cultura de Teresina- ACCT. (2012 - 2014). Atuou como músico profissional da Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina ? AAOST, ministrando aulas de violão (2014 - 2018). Membro do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus. Desde 2020, atua como Professor Substituto da SEDUC- ministrando aulas de violão clássico e violão popular no regime 20h semanais na Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz - EEMPQ. Atualmente é professor da AAOST e membro da Orquestra de Violões de Teresina - OVT.

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/Uerj, com período de estágio no exterior financiado pela Capes, realizado no programa Memoria y Crítica de la Educación da Universidad Alcalá (Madri - Espanha), mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Fez os cursos de especialização e graduação em Música no Conservatório Brasileiro de Música e licenciatura em Pedagogia na Universidade Nove de Julho. Foi membro da equipe que elaborou o currículo de Artes/Música da rede de escolas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Atuou como regente coral do sistema Petrobras (2008-2014), também trabalhou como Coordenador Geral Acadêmico e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música. Entre os anos 2018 e 2020, foi subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí e Coordenador do curso de graduação em Música. Desde 2011, é avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação/Inep. Atualmente é Líder do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus e Líder-adjunto do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Memória - Nehme. Desenvolve o projeto de pesquisa História da Educação Musical: sujeitos, instituições, impressos e práticas educativas, assim como, o História da Educação Musical: viagens e circulação de saberes. Desde 2013, pesquisa sobre a impressa educativa musical ibero-americana em parceria com a Universidad de Alcalá (Madrid - Espanha) por meio do grupo Historia Social de la Cultura Escrita. Em 2020, iniciou a parceria com grupo de pesquisa Historia, Memoria y Patrimonio de la Educaciónda, no projeto Plan Andaluz de Investigación, com a Universid de Sevilha. É editor da Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades; membro da equipe editorial da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica e da Revista Epistemologia e Práxis Educativa. É consultor ad-hoc de periódicos especializados, de editoras universitárias e de agências de fomento. É associado da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, da SBHE - Sociedade Brasileira de História da Educação e da BIOgraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Foi representante da FLADEM - Fórum Latinoamericano de Educação Musical no Estado do Piauí. Publicou em esfera internacional artigos em periódicos, capítulos de livro e comunicações em eventos acadêmicos no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Portugal, México, Argentina e Colômbia.

Citas

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012b.

CARDASSI, Luciane. Pisando no Palco: prática de performance e produção de recitais. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical, 1., 2000, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

CERQUEIRA, Daniel Lemos. Teoria da Performance Musical. Revista Musifal: revista eletrônica de música da Universidade Federal de Alagoas, v. 2, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.academia.edu/241075/Teoria_da_Performance_Musical. Acesso em: 15 ago. 2022.

CERQUEIRA, Daniel Lemos; ZORZAL, Ricieri Carlini; ÁVILA, Guilherme Augusto de. Considerações sobre a aprendizagem da performance musical. Per musi, n. 26, p. 94-109, 2012. Disponível em: http://musica.ufmg.br/permusi/permusi/port/numeros/26/num26_cap_09.pdf. Acesso em: 17 mai. 2022.

DE ABREU, Delmary Vasconcelos. Compreender a profissionalização de professores de música: contribuições de abordagens biográficas. Opus, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 141-162, 2011. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/205. Acesso em: 15 ago. 2022

DOMINICÉ. Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, Mattias. O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, Mattias. O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014.

HENRIQUE, Ricardo. O processo criativo na prática da performance musical: uma perspectiva pelo violão brasileiro. In: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 30., 2020. Anais [...]. Manaus: UFAM, 2020. Disponível em: http:// Template XXX Congresso da ANPPOM (anppom-congressos.org.br) Acesso em: 17 mai. 2022.

PENNA, Maura. Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 15, n. 14, p. 49-56, mar. 2007. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/291/221. Acesso em: 17 mai. 2022.

SOUZA, Davson de. Fisiologia da performance musical. Postura e respiração: fatores de interferência na performance musical do flautista. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-graduação em música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12559/1/Fisiologia%20da%20Performance%20Musical%20-%20Postura%20e%20Respira%C3%A7%C3%A3o%20-%20Fatores%20de%20Interfer%C3%AAncia%20na%20Performance%20Musical%20do%20Flautista.pdf. Acesso em: 17 mai. 2022.

VIEIRA, L. B. A construção do professor de música: o modelo conservatorial na formação e na atuação do professor de música em Belém do Pará. 2000. 176f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

WAZLAWICK, Patrícia et al. Educação estética e processo de ensinar e aprender na formação continuada de professores em música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 21, n. 30, 2013. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/83. Acesso em: 17 mai. 2022.

WELLER, Wivian; ZARDO, Sinara Pollom. Entrevista narrativa com especialistas: aportes metodológicos e exemplificação. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 22, n. 40, 2013. Disponível em:https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7444. Acesso em 15 ago. 2022.

ZORZAL, Ricieri Carlini. Prática musical e planejamento da performance: contribuições teórico-conceituais para o desenvolvimento da autonomia do estudante de instrumento musical. OPUS, v. 21, n. 3, p. 83-110, 2015. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/149. Acesso em: 17 mai. 2022.

ZORZAL, Ricieri Carlini; TOURINHO, Cristina (Orgs.). Aspectos práticos e teóricos para o ensino e aprendizagem da performance musical. São Luís: EDUFMA, 2014.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Ubu Editora, 2018.

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

SILVA, Paulo Henrique Pereira Soares da; MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Narrativas (auto)biográficas sobre a formação e práticas interpretativas de professores violonistas. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–18, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.2944. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2944. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS