Iniciação Musical: concepções e práticas pedagógicas expressas na imprensa nas décadas de 1930 e 1940 no Rio de Janeiro (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v4i2.2938Palabras clave:
Enseñanza y Trabajo Musical; Iniciacición Musical; Hemeroteca Digital de la Biblioteca Nacional; Historia de la Educación Musical.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar as concepções e práticas pedagógicas expressas na imprensa do Rio de Janeiro durante as décadas de 1930 e 1940, que estão acessíveis atualmente na plataforma digital da Hemeroteca da Biblioteca Nacional. A expressão Iniciação Musical aparece, mais frequentemente, associada aos cursos oferecidos por Liddy Chiaffarelli Mignone, Antônio de Sá Pereira e Nayde Jaguaribe de Sá Pereira. Porém, utilizando o paradigma indiciário do historiador italiano Carlo Ginzburg, foi possível observar detalhes antes não registrados pela historiografia e ampliar a compreensão do que representou o movimento em torno da Iniciação Musical no Rio de Janeiro. Conclui-se, principalmente, que a imprensa local, no período investigado, foi um importante veículo de divulgação, registro e espaço de circulação de concepções sobre saberes pedagógico musicais para crianças e para quem iniciava atividades escolares musicais, além de oferecer importante contribuição para a legitimação do trabalho docente de músicos.
Citas
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução, apresentação e notas de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Editora 34, 2002.
FUKS, Rosa. O discurso do silêncio. Rio de Janeiro: Enelivros, 1991.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia das letras, 1989.
GOMES, Ângela de Castro Gomes. Escrita de si: escrita da história. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
INSTITUTO BRASIELEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (2011). Sinopse do Censo Demográfico 2010 (pdf). p. 67-68. Consultado em 20 jul. 2022.
JANNIBELLI, Emília d’Annibelle. A musicalização na escola. 2.ed. Rio de Janeiro: Poligráfica, 1980.
MIGNONE, Liddy. “Despertando o prazer musical nas crianças”. Revista do C.B.M. Ano 1, n. 2. Rio de Janeiro: CBM, 1956.
PAZ, Ermelinda A. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasília: MusiMed, 2000.
ROCHA, Inês de Almeida. Liddy Chiaffarelli Mignone: reconstruindo sua trajetória. Rio de Janeira, 1997. Dissertação (Mestrado em Música) – Conservatório Brasileiro de Música.
ROCHA, Inês de Almeida. Canções de amigo: redes de sociabilidades na correspondência de Liddy Chiaffarelli Mignone para Mário de Andrade. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2012.
VEIGA, Cynthia Greive. História da educação. São Paulo: Ática, 2007.
SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: RÉMOND, René. Por uma história política. Rio de Janeiro: UFRJ/FGV, 1986. p. 231-269.
SOARES, Valéria Garcia. “PEIXE VIVO”: o processo histórico dos primeiros Cursos de Extensão em Música da EM/UFRJ. Rio de Janeiro. f 126. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2021.