Estudar é sua mente ir às estrelas: um estudo das compreensões de crianças sobre o processo de aprendizagem escolar

Autores/as

  • Leticia Teles de Sousa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Zuleica Pretto

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v4i3.2926

Palabras clave:

Apredizagem escolar, Crianças, Currículo, Infâncias

Resumen

Este estudo aborda a compreensão sobre o processo de aprendizagem de crianças matriculadas no quarto ano do Ensino Fundamental Inicial, de uma escola pública, situada em um município localizado na região sul do Brasil. Com inspiração etnográfica, pretendeu-se compreender os sentidos que as crianças atribuíam a escola, a aprendizagem e os atores envolvidos nesse processo, como familiares e professores. Entende-se, mediante a perspectiva Histórico-Cultural e os Estudos da Sociologia da Infância, que a criança é um sujeito ativo no seu processo de aprendizagem e tem potencial discursivo sobre como ele acontece. A partir da pesquisa, as crianças evidenciaram como a escola é um lugar de encontro, pertencimento e envolvimento com as dimensões epistemológica, socializante e profissionalizante da vida; salientaram os desafios das relações com os adultos que estão presentes nesse processo; e, sobretudo, denotaram a relevância de repensarmos as normativas curriculares no processo de aprendizagem escolar na experiência das infâncias.

 

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Biografía del autor/a

Zuleica Pretto

Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Psicóloga do Espaço Biografias – Atividades em Psicologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Campeche, 1157, Bloco A2, 302. Campeche, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. CEP:88063-300. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-6111-1041 Lattes: http://lattes.cnpq.br/7284004284209233. E-mail: zuleicapretto@gmail.com.

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

SOUSA, Leticia Teles de; PRETTO, Zuleica. Estudar é sua mente ir às estrelas: um estudo das compreensões de crianças sobre o processo de aprendizagem escolar . CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 01–20, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v4i3.2926. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2926. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS