Escritas poéticas com a tinta do regionalismo: notas sobre cultura, identidade e diferença
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v4i2.2752Palabras clave:
Cultura Popular. Literatura regional. Identidad y diferencias. Caracteres.Resumen
Este texto objetiva uma reflexão inicial sobre identidade, cultura e diferença, com olhares voltados aos enredos, personagens e narrativas, ao modo de ser e de agir de personagens do conto Trezentas Onças, de Lopes Neto, do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa e da epopeia A Ferrovia do Diabo de Manoel Rodrigues Ferreira, obras essas representativas de três regiões – o Sul, o Sudeste e o Norte brasileiros. O contexto regional e a cultura popular se confundem nas inevitabilidades de compreensão do sujeito como único, mas também coletivo, como diferente-igual-diferente. Para este empreendimento, trouxemos um possível diálogo entre as personagens, a primeira coletiva e gaúcha – o Tropeiro; Riobaldo e Diadorim, criações roseanas e; Gonçalves da Fonseca, personagem da narrativa de Ferreira. Com o arrimo de Woodward (2000), Larrosa e Skliar (2001) e Quijano (1992), o texto pretende se debruçar nas ideias de Hall (1997) sobre a construção de identidades.
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