Escritas poéticas com a tinta do regionalismo: notas sobre cultura, identidade e diferença

Authors

  • Maria Enísia Soares de Souza Instituto Federal de Rondônia - IFRO
  • Robson Fonseca Simões Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v4i2.2752

Keywords:

Popular Culture. Regional Literature. Identity and Differences. Characters.

Abstract

Este texto objetiva uma reflexão inicial sobre identidade, cultura e diferença, com olhares voltados aos enredos, personagens e narrativas, ao modo de ser e de agir de personagens do conto Trezentas Onças, de Lopes Neto, do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa e da epopeia A Ferrovia do Diabo de Manoel Rodrigues Ferreira, obras essas representativas de três regiões – o Sul, o Sudeste e o Norte brasileiros. O contexto regional e a cultura popular se confundem nas inevitabilidades de compreensão do sujeito como único, mas também coletivo, como diferente-igual-diferente. Para este empreendimento, trouxemos um possível diálogo entre as personagens, a primeira coletiva e gaúcha – o Tropeiro; Riobaldo e Diadorim, criações roseanas e; Gonçalves da Fonseca, personagem da narrativa de Ferreira. Com o arrimo de Woodward (2000), Larrosa e Skliar (2001) e Quijano (1992), o texto pretende se debruçar nas ideias de Hall (1997) sobre a construção de identidades.

References

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 52. ed. São Paulo: Cultrix, 2017.

BURKE, Peter. O que é História Cultural? 2. ed. Rio de Janeiro, Zahar, 2005.

BUENO, Francisco da Silveira. Minidicionário da Língua Portuguesa Silveira Bueno. São Paulo: DCL, 2010.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 11. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre o Azul, 2010.

. Formação da literatura brasileira. 10. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

COUTINHO, Afrânio. Literatura Brasileira. 4. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

FERREIRA, Manoel Rodrigues. A Ferrovia do Diabo. São Paulo: Melhoramentos, s/d.

GIL, Fernando Cerisara. Notas sobre o regionalismo em Antonio Candido e a formação do pensamento brasileiro. Dossiê Antonio Candido Programa de Pós-graduação em Letras / Estudos Literários da Unimontes v. 20, n. 2, 2019. ISSN: 2179-6793. Universidade Federal do Paraná-UFPR.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. São Paulo: DP&A, 2006.

. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº2, p. 15-46, jul./dez, 1997.

. HALL, Stuart. Identidade cultural e diáspora. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, IPHAN, 1996, p. 68-75.

KAFKA, Franz. O Processo. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

LARROSA. Jorge. SKLIAR, Carlos (Orgs.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Tradução de Semiramis Gorini da Veiga..Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

LOPES NETO, João Simões. Trezentas Onças. Disponível em http://www.tirodeletra.com.br. Acesso em 03/03/2021.

QUIJANO, Anibal. Notas sobre a questão da identidade e nação no Peru. Estudos Avançados, 1992.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. 19. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

TIBURI, Marcia. Diadorim: biopolítica e gênero na metafísica do Sertão. Rev. Estud. Fem. vol. 21 nº.1 Florianópolis Jan./Abr.2013.

THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. Trad. Rosaura Eichemberg. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

WOODWARD, Kathyn. Identidade e Diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Published

2023-04-24

How to Cite

SOUZA, Maria Enísia Soares de; SIMÕES, Robson Fonseca. Escritas poéticas com a tinta do regionalismo: notas sobre cultura, identidade e diferença. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 01–12, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v4i2.2752. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2752. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS