Nudos críticos en la comprensión ontológica de la educación inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v3i2.12828Palabras clave:
Inclusão, Ontologia do menor, Matriz essencialista-individualista, Ontologia neo-materialista, Singularidades múltiplasResumen
A educação inclusiva não define claramente uma nova condição de humanidade, analisa preocupações de ordem contingente vinculadas a processos ideológicos, discursivos e relações de poder que participam da configuração do poder da condição de ser humano, fabricando novos códigos de legibilidade. O objetivo deste trabalho é analisar a matriz de produção ontológica da educação inclusiva e suas repercussões materiais e subjetivas na vida escolar. O método utilizado utiliza a pesquisa documental crítica. Entre suas principais conclusões estão: a) a construção de uma pragmática epistemológica micropolítica eb) a criação de uma concepção ontológica neo-materialista que privilegia a multiplicidade de modos de existência do ser humano.
Citas
ANG-LYGATE, Magdalene. “Trazar los espacios de deslocalización. De la teorización a la diáspora”, en: Fabardo, M. (Edit.). Feminismos negros. Una antología. (pp.291-314). Madrid: Traficantes de Sueños, 2008.
BRAIDOTTI, Rosi. The posthuman. Cambridge: Polity Press, 2013.
BRAIDOTTI, Rosi. A Theoretical Framework for the Critical Posthumanities. Theory, Culture & Society, Vol. 0, Núm. 0, 1–31, 2018.
HILL COLLINS, Patricia. “Rasgos distintivos del pensamiento feminista negro”, en: Fabardo, M. (Edit.). Feminismos negros. Una antología. (pp.99-133). Madrid: Traficantes de Sueños, 2008.
KYRÖLÖ, Katharina., RYBERG, Ingrid. & KOIVUNEN, Anu. Vulnerability as political language, 2019. Recuperado el 24 de junio de 2020: https://www.manchesteropenhive.com/view/9781526133113/9781526133113.00005.xml
OCAMPO, Aldo. Epistemología de la educación inclusiva. Granada: UGR, 2017.
PARMAR, Pratibha. “Feminismo negro: la política como articulación”, en: Fabardo, M. (Edit.). Feminismos negros. Una antología. (pp.245-267). Madrid: Traficantes de Sueños, 2008.