Nudos críticos en la comprensión ontológica de la educación inclusiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i2.12828

Palabras clave:

Inclusão, Ontologia do menor, Matriz essencialista-individualista, Ontologia neo-materialista, Singularidades múltiplas

Resumen

A educação inclusiva não define claramente uma nova condição de humanidade, analisa preocupações de ordem contingente vinculadas a processos ideológicos, discursivos e relações de poder que participam da configuração do poder da condição de ser humano, fabricando novos códigos de legibilidade. O objetivo deste trabalho é analisar a matriz de produção ontológica da educação inclusiva e suas repercussões materiais e subjetivas na vida escolar. O método utilizado utiliza a pesquisa documental crítica. Entre suas principais conclusões estão: a) a construção de uma pragmática epistemológica micropolítica eb) a criação de uma concepção ontológica neo-materialista que privilegia a multiplicidade de modos de existência do ser humano.

Citas

ANG-LYGATE, Magdalene. “Trazar los espacios de deslocalización. De la teorización a la diáspora”, en: Fabardo, M. (Edit.). Feminismos negros. Una antología. (pp.291-314). Madrid: Traficantes de Sueños, 2008.

BRAIDOTTI, Rosi. The posthuman. Cambridge: Polity Press, 2013.

BRAIDOTTI, Rosi. A Theoretical Framework for the Critical Posthumanities. Theory, Culture & Society, Vol. 0, Núm. 0, 1–31, 2018.

HILL COLLINS, Patricia. “Rasgos distintivos del pensamiento feminista negro”, en: Fabardo, M. (Edit.). Feminismos negros. Una antología. (pp.99-133). Madrid: Traficantes de Sueños, 2008.

KYRÖLÖ, Katharina., RYBERG, Ingrid. & KOIVUNEN, Anu. Vulnerability as political language, 2019. Recuperado el 24 de junio de 2020: https://www.manchesteropenhive.com/view/9781526133113/9781526133113.00005.xml

OCAMPO, Aldo. Epistemología de la educación inclusiva. Granada: UGR, 2017.

PARMAR, Pratibha. “Feminismo negro: la política como articulación”, en: Fabardo, M. (Edit.). Feminismos negros. Una antología. (pp.245-267). Madrid: Traficantes de Sueños, 2008.

Publicado

2021-12-22

Cómo citar

OCAMPO GONZÁLEZ (CHILE), Aldo. Nudos críticos en la comprensión ontológica de la educación inclusiva. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 113–127, 2021. DOI: 10.26694/caedu.v3i2.12828. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2375. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS