MULHERES REGENTES EM BANDAS DE MÚSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.5043Keywords:
Mulheres, Banda de Música, Regentes, GêneroAbstract
O texto se propõe a discutir os desafios e possibilidades de atuação de cinco mulheres regentes que atuam em bandas de música no contexto de Santa Catarina. A pesquisa seguiu os princípios da abordagem qualitativa, com recolha de dados mediante a utilização de questionário de sondagem inicial e entrevista semiestruturada. Foram selecionadas quatro regentes que atuam em bandas de música vinculadas ao Programa de Bandas e Fanfarras e uma regente de banda de música que atua em contexto não educacional. Foi possível observar que ainda existe no estado de Santa Catarina uma baixa representação de mulheres atuando como regentes em bandas de música. As participantes da pesquisa reconhecem que a presença de mulheres como instrumentistas nesses agrupamentos pode contribuir para ampliar o número de mulheres regendo nesse contexto. Para tanto, mencionam a importância da formação de uma rede de apoio entre mulheres, o apoio familiar, a necessidade de cursos de formação continuada e, principalmente, a necessidade de fóruns e debates sobre regência em bandas de música direcionados às mulheres, de modo a ajudar a construir estratégias de superação de dificuldades e do preconceito que ainda se apresenta quando é uma mulher que está à frente de uma banda de música.
References
ALVES, Edson Abílio. Projeto Banda Escola da Sociedade Musical Filarmônica Comercial: uma experiência no ensino coletivo de instrumentos musicais. 2014. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000003/000003cd.pdf.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Título original: L’ Analyse de Contenu, Presses Universitaires de France, 1977. Tradução: Luís A. R. e Augusto P. Portugal: Lisboa Edições 70, 1977. 225 p.
BOTELHO, Andréa Huguenin. Mascha Blankenburg e as mulheres na regência. Recensão do livro Dirigentinnen im 20. Jahrhundert: Porträts von Marin Alsop bis Simone Young. 2020. 11 f. NovaFCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade de Nova Lisboa, Portugal, 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/44703097/MASCHA_BLANKENBURG_E_AS_MULHERES_NA_REG%C3%8ANCIA.
CONCERTO. Simpósio Mulheres Regentes lança manifesto contra a discriminação no meio musical. Revista Concerto. São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.concerto.com.br/noticias/musica-classica/simposio-mulheres-regentes-lanca-manifesto-contra-discriminacao-no-meio.
FREIRE, Vanda Lima Bellard; PORTELA, Angêla Celis Henriques. Mulheres Compositoras – da invisibilidade à projeção internacional. In: FONSECA, S. C.; NOGUEIRA, I. P. Estudos de Gênero, Corpo e Música: abordagens metodológicas. Goiânia/Porto Alegre: ANPPOM, Pesquisa em Música no Brasil, Goiânia/ Porto Alegre, v.3, p. 279-302, 2013. Disponível em: https://www.anppom.com.br/ebooks/index.php/pmb/catalog/view/3/4/24-1.
FUNARTE – Fundação Nacional de Artes. Projeto Bandas de Música. Rio de Janeiro, RJ: FUNARTE, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/funarte/pt-br/areas-artisticas/musica-2/projeto-bandas-de-musica.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empreses (RAE), São Paulo, v.35, n.2, p.57-63, mar/abr. 1995.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: Tipos fundamentais. Revista de Administração de Empreses (RAE), São Paulo, v.35, n.3, p.20-29, mai/jun. 1995.
GREEN, Lucy. Musica, género y educacion. Título original: Music, Gender and Education, Cambridge University Press, 1997. Tradução: Pablo M. 1ª ed. Espanha: Ediciones Morata, 2001. 264 p.
KANDLER, Maira Ana. Bandas musicais do meio oeste catarinense: características e processos de musicalização. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006a/00006a75.pdf.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 17–23, 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643470 .
MOREIRA, Marcos dos S. Mulheres em bandas de música no nordeste do Brasil e no norte de Portugal. 2013. 443 p. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
ª Oficina de música de Curitiba, 2023. Disponível em: https://oficinademusica.curitiba.pr.gov.br/ .
SCOTT, Joan. Gênero: Uma categoria útil de análise histórica. Título original: Gender: a useful category of historical analyses. Gender and the politics of history. New York, Columbia University Press. 1989. Tradução: Christine Rufino Dabat, Maria Betânia Ávila. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/185058/mod_resource/content/2/G%C3%AAnero-Joan%20Scott.pdf.
SCOTT, Joan. História das Mulheres. In: BURKE, Peter (org). A escrita da história – Novas perspectivas. Tradução: Magda Lopes. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 1992. 354 p. Disponível em:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4468957/mod_resource/content/1/Hist%C3%B3ria%20das%20Mulheres%20Joan%20Scott.pdf.
SILVA, Thallyana Barbosa da. Banda Marcial Augusto dos Anjos: processos de ensino-aprendizagem musical. 2012. 154 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6595.
TV CARTA. Regente Simone Menezes e as conquistas das mulheres na música erudita. TV CARTA, 2015. 1 vídeo (02:39min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=98EIHhDY5I4.
WENDT, João Almir. Banda de Música de Santo Amaro: um estudo sobre os processos de formação de novos músicos. 2013. 50 p. Trabalho de Especialização em Educação Musical, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.