PROJETOS DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRÁTICA EDUCATIVA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4767

Keywords:

Educational act, Educational pratic, Research projects

Abstract

Contemporary authors like Demo (2005), Martins (2001 e 2007) e Bagno (2001), defend research as the main element in the formation of human competence developed at school.  This concept is directly linked to the definition of education, as it is an educational and citizen-training instrument, which is based on reconstructive questioning to create hypotheses linking theory to practice.  In order to demonstrate the importance of working with research projects for student training and to understand how the planning and execution of research projects in the early years of Basic Education is carried out, a field research was carried out through the application of  a qualitative questionnarie, with teachers and administrators, in the city of Limeira, in the interior of the State of São Paulo, in two peripheral public schools that provide Kindergarten and Elementary School I. With this work, we hope to contribute to education professionals rethinking their practices, thinking of research as a tool that can enrich the teaching-learning process.

Author Biographies

Flávia Baccin Fiorante Inforsato, FIEL- Faculdades Integradas Einstein de Limeira

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998), graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Cecília (2017). Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) na área de Pedagogia do Movimento. É Doutora em Educação Escolar pela UNESP-FCLAR (20011). Pós doutorado em Educação Escolar pela UNESP-FCLAR (2022) . É professora das Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Membro do Comitê de ética das Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Tem experiência na área de Formação de professores, Didática, Metodologia da Pesquisa Científica e Trabalho de Conclusão de Curso. Tutora da pós graduação lato senso: Educação 5.0- Metodologias Ativas e Ensino Híbrido. (UNESP).Orientadora Externa de Trabalhos de Conclusão de Curso- pós graduação lato senso: Gestão Escolar- USP/PECEGE.

Ana Lídia Romão, FIEL- Faculdades Integradas Einstein de Limeira

Licencianda em Pedagogia pela FIEL- Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Possui ensino-medio-segundo-graupela ETEC Trajano Camargo(2019). Atualmente é Auxiliar de sala (Estágio) do Colégio Ruth Gomes Figueira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pesquisa na Educação Básica.

References

ARAÚJO, U. F. Temas transversais e a estratégia de projetos. São Paulo: Moderna, 2003.

BAGNO, M. Pesquisa na escola: O que é, como se faz. 19. Ed. São Paulo: Loyola, 2005.

BUENO, J. B. M.; SCHEIN, Z. P. Educar pela pesquisa: prática de construção e re-construção do conhecimento científico. Taquara, Faccat, 2015. https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/EDUCAR%20PELA%20PESQUISA_1.pdf

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas: Autores Associados Ltda, 2005.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FERNANDES, C. C. M. A pesquisa em sala de aula como instrumento pedagógi-co: da realidade ao concreto-pensado. Persp. Dial.: Rev. Educ. e Soc., Navaraí, v. 2, n. 4, p. 18-35, jul-dez. 2015. Perspectivas em Diálogo: http://www.seer.ufms.br/index.php/persdia/indexPerspec.

JOLIBERT, J., et al. Além dos muros da escola. Porto Alegre: ArtMed, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Edi-tora Alternativa, 2004.

LUDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, J. S. Trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. 3. ed. Campinas: Papirus, 2001.

MARTINS, J. S. Projetos de Pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. 2. ed. Campinas: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2007.

MENEGOLLA, M., SANT’ANNA, I. M. Por que planejar? Como planejar? 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com Projetos-Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. 6. Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao de-senvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica 2001.

PESCUMA, D., CASTILHO, A. P. F. Projeto de pesquisa: O que é? Como fazer?. São Paulo: Olho D’água, 2005.

REDIN, M. M., et al. Planejamento, práticas e projetos na educação infantil. 3. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2014.

SANTOS, A. “Pedagogia” ou “método” de projetos?: Referências transdisciplinares. NUPEAT-IESA-UFG, v. 1, n. 2, jul./dez. 2011, p. 101-123. https://revistas.ufg.br/teri/article/download/17242/10381/70465.

SILVA, F. S.; GOI, L. L. Projetos de trabalho e a prática pedagógica na perspecti-va histórico-crítica: rumo a aprendizagem significativa. Multidebates, Palmas, v. 2, n. 2, p. 219-243, 2018. https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/105.

Published

2023-12-18

How to Cite

BACCIN FIORANTE INFORSATO, Flávia; ROMÃO, Ana Lídia. PROJETOS DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRÁTICA EDUCATIVA. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–20, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4767. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4767. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS