FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRIBUTOS PARA A CONSTITUIÇÃO E/ OU RESSIGNIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4648

Keywords:

Teacher education; Basic education; Teaching training and performance; Teaching professionalism.

Abstract

This article presents critical reflections on the formation and performance of the teaching practice in the perspective of the constitution of the professionality of being a teacher. Its general objective is to investigate how the training processes of basic education teachers are configured, emphasizing the contributions of these processes to teacher training. To guide the investigation, we question: are the training and performance of basic education teachers configured as contributions to the constitution of teaching professionalism? The theoretical-methodological reflections presented are based on references from authors such as: Pérez Gómez (2000), Pereira (1999), Alarcão (2001), Almeida (2012), Freire (1996), Pimenta (2001), Tardif ( 2002), Anastasiou and Alves (2003), among others. As methodological procedures of the investigation, critical and interpretative readings related to the theme were carried out. The reflections show that teaching training and performance are challenges faced by teachers in contemporary times, but present relevant contributions in the educational context, in the sense of rethinking teaching professionalism as a political and social commitment of being a teacher.

Author Biographies

Francisca de Lourdes dos Santos Leal e Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Alfabetização pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI. Tem publicações na área de Educação com ênfase na formação de professores e prática pedagógica. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE, do Centro de Ciências da Educação-CCE, da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Tem Experiência na Educação Infantil e Ensino fundamental ((anos iniciais) e no Ensino Superior. Pesquisa temáticas relacionadas à alfabetização, leitura e escrita, formação de professores, saberes docentes e práticas educativas

Mirtes Gonçalves Honório, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Ensino pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Avaliação Educacional pela Universidade de Brasília- UnB, Licenciada em Pedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Autora do livro: Avaliação da aprendizagem: tecendo caminhos à reflexão da prática pedagógica. Tem publicações na área de Educação com ênfase na formação de professores, avaliação e prática educativa. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE, do Centro de Ciências da Educação-CCE, da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Ministra a disciplina Avaliação da Aprendizagem nos cursos de licenciatura e Didática no Programa de Pós- Graduação em Farmacologia. É líder de grupo no CNPQ, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Formação de professores e Práticas Educativas- NEFORPE, integrante do Conselho Municipal de Educação do município de Teresina-PI e Avaliadora do INEP. Tem Experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Pesquisa temáticas relacionadas à formação de professores, avaliação e práticas educativas.

Vilmar Aires dos Santos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí (1989), Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2020). Experiência docente no Ensino de História, no Ensino Fundamental e Médio (Educação Básica).Atualmente é Professora Associada, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/ DMTE, do Centro de Ciências da Educação / CCE, da Universidade Federal do Piauí / UFPI, professora orientadora da Residência Pedagógica em História do Campus Ministro Petrônio Portella/UFPI, membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Formação de Professores e Práticas Educativas / NEFORPE, Pesquisa temáticas relacionadas a formação de professores, ensino de História, práticas educativas, estágios supervisionados, metodologia do ensino de história, narrativas docentes

References

ALARCÃO, I. (org.). Escola reflexiva nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ALMEIDA, M. I. de. Formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

ANASTASIOU, L das G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinvile, SC: Univille, 2003.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05 jun. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Parecer nº 2/2015, de 9 de junho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] União, Seção 1, Pág. 13, de 25 de junho de 2015.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] União, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre saber docente. Ijuí - RS: Editora UNIJUÍ, 1998.

LIBERALI, F. C. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Taubaté-SP Cabral Editora e Livraria Universitária, 2008.

NÓVOA, A. Esboço de um modelo de análise da profissão docente. In: NÓVOA, A. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.

PEREIRA, J. Formação de profissionais da educação, políticas e pendências. Educação e sociedade, Campinas, ano XX, n. 68, p. 220-238, 1999.

PÉREZ GOMEZ, A. I. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTÀN, J. G.; PÉREZ GOMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 353 -380.

PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividades docentes. São Paulo: Cortez, 2001.

REIS MONTEIRO, A. Qualidade, profissionalidade e deontologia na educação. Coleção Panorama, n. 9. Portugal: Porto Editora, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2003.

Published

2023-12-18

How to Cite

SILVA, Francisca de Lourdes dos Santos Leal e; GONÇALVES HONÓRIO, Mirtes; SANTOS, Vilmar Aires dos. FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRIBUTOS PARA A CONSTITUIÇÃO E/ OU RESSIGNIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–16, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4648. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4648. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS