Grupo De Estudos E Pesquisas Em Educação Infância & Docência-Gepeid Em Ação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v2i3.11017

Keywords:

Infância, Educação Infantil, Formação docente, Crianças

Abstract

O presente artigo teve como objetivo refletir sobre as atividades  desenvolvidas pelo Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infãncia & Docência-GEPEID no contexto de uma Universidade pública federal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória com base em autores como Khulmann Jr. (1998, 2000, 2001), Bastos (2001), Rosemberg (2003), nos documentos que norteiam esta etapa educacional no país, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB e a Base Nacional Comun Currícular-BNCC, além das pesquisas desenvolvidas pelos seus membros. A análise dos dados revelou que os trabalhos desenvolvidos pelos membros do GEPEID como as pesquisas, eventos e os projetos realizados nas instituições de educação infantil  têm contribuido de forma significatica para a formação dos seus membros e dos profissionais que trabalham com as crianças pequenas.

 

References

ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: 2ª ed., CLT, 2006.

BASTOS. M. H. C. Jardim de Crianças – o pioneirismo do Dr. Menezes Vieira (1875-1887). IN: MONARCHA. C. Educação da infância brasileira 1875 – 1983. Campinas: Autores Associados, 2001.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. 25. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n º 8.069, de 13 de junho de 1990. Brasília: MEC/SEF, 1990.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, MEC/SEF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL Ministério da Educação. Câmara da Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCCAPRESENTACAO.pdf> . Acesso em: 23 jun, 2019.

COLINS, F. O. Formação Continuada de professores na Educação Infantil: uma análise sobre o Curso de Extensão em Docência em Educação Infantil - CEEI/UFMA. 95f. Monografia de conclusão do curso de Pedagogia, UFMA, São Luís-MA, 2016.

FERREIRA, M. C. R. (Org.). Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2000.

GHIRALDELLI JUNIOR, P. História da educação brasileira. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor: A formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

GUTERRES, I. da S.; GONÇALVES, S. G.; MELO, J. C. de. Grupo de pesquisa GEEID: construindo caminhos para a formação docente da educação infantil na ilha do maranhão. In: 5º Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias- GRUPECI. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

KUHLMANN JÚNIOR, M. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

KUHLMANN JÚNIOR, M. Educando a infância brasileira. In. LOPES, E. M., FARIA FILHO, L. M., VEIGA, C. G. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte, Autêntica, 2000, p. 469-496.

KUHLMANN JÚNIOR, M. O jardim de infância e a educação das crianças pobres: final do século XIX, início do século XX. In: MONARCHA, C. (Org.). Educação da infância brasileira: 1875- 1983. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. p. 3-30 (Coleção educação contemporânea).

MERISSE, A. (et all). Lugares da infância: reflexões sobre a história da criança na fábrica, creche e orfanato. São Paulo: Arte & Ciência, 1997.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 3° edição. 1978.

PINTO, M.; SARMENTO, M. J. (Org.). As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando campos. In: As crianças: contexto e identidades. Braga, Portugal: Centro de Estudos da Criança, 1997.

ROCHA, E.A.C. A pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia da educação infantil. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação – NUP, 1999.

ROMANELLI, O. de O. História da Educação no Brasil. 8. ed. Petrópoles, RJ: Vozes. 1986.

ROSEMBERG, F. Panorama da Educação Infantil brasileira contemporânea. In: Simpósio Educação Infantil: construindo o presente. Anais. – Brasília: UNESCO Brasil, 2003.

SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas. SP: Autores Associados. 2007.

SILVA, I. de O.; LUZ, I. R. da; FARIA FILHO, L. M. de. Grupos de pesquisa sobre infância, criança e educação infantil no Brasil: primeiras aproximações. In: Revista Brasileira de Educação, v. 15 n. 43 jan./abr. 2010, p. 84-198.

SILVA, J. dos S. Uma trajetória sobre avaliação na educação infantil: um estudo bibliográfico. Monografia de conclusão de curso, Universidade Federal do Maranhão; São Luís. 2016.

SILVA, N. F. da. Repercussões da formação de professoras no contexto de uma creche do Programa PROINFÂNCIA no município de São José de Ribamar. 2020. 130f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.

SOUZA, A. R. de. Formação de professores na Educação Infantil: um olhar sobre a formação continuada das professoras ingressantes na primeira turma do CEDEI. 2015, 104f. Monografia de Conclusão de Curso de Pedagogia. UFMA, São Luís: 2015.

SOUZA, A. R. de. A construção da identidade docente das professoras ingressas na segunda turma do CEDEI. 2017, 94f. Monografia de conclusão de Pós-graduação em Docência na Educação Infantil. UFMA, São Luís, 2017.

Published

2020-09-24

How to Cite

MELO, José Carlos de. Grupo De Estudos E Pesquisas Em Educação Infância & Docência-Gepeid Em Ação. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 120–135, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v2i3.11017. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2398. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS