RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UM ALUNO, ATUALMENTE UM PROFESSOR: A QUEM DIGA QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR NÃO SIRVA PARA NADA, E NÃO TRANSFORME OU MUDE AS PESSOAS. EU DISCORDO. BISCOITOS, APRENDIZADO E EMPATIA ESCOLAR ME SALVARAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6637

Palavras-chave:

Historiografia, Ditadura, Sistema Educacional, Escolarização, Analfabetismo, Educação Empática, Pobreza

Resumo

O presente trabalho se constitui em um relato de experiência. Alguns fragmentos desse relato foram inseridos em nosso texto e apresentação de dissertação de mestrado em Educação, Gestão e Difusão em Ciências, pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E fragmentos dos três últimos parágrafos estão inseridos em outro trabalho a ser submetido em breve. Entretanto, 70 a 80% da exposição é inédita, autoral e original. No ano de 2019 fomos a busca de nossas origens e raízes ancestrais que tivemos pouco contato – e em alguns casos, nenhum contato, pois vivíamos uma infância e parte da adolescência pelas ruas do Rio de Janeiro de modo marginal e marginalizado. Conforme apresentado e exposto no relato que se segue. Com inquietações sobre meus familiares e antepassados – parti em busca de respostas. E a isso fiz uso de nossa formação como historiador e sociólogo. Juntando documentos familiares, fazendo relações, conexões e revisando datas. Logo, partimos para outras cidades e regiões do interior nordestino em busca de evidências documentais e se possível encontrar familiares. Dessa forma, o relato segue uma certa ordem crescente e cronológica, e partindo dos meus avós até chegar a nossa pessoa e história. Mesmo parecendo ser um relato biográfico, buscamos tentar expor nas entrelinhas reflexões da historiografia, dos contextos e da sociologia ou realidades sociais que talvez ainda se repitam. – E, também no mesmo trabalho contendo elementos, relações e conexões com a psicologia, pedagogia, política, psicanálise e dentre outras áreas. Sendo assim, o quadro a ser apresentado, talvez em muito, ressoe e ecoe com a vida de milhões de brasileiros. Digo sobretudo o exposto sobre as condições socioeconômicas – onde atualmente um país com mais de 213 milhões de brasileiros – uma média de 60-70 milhões “cirandam e dançam” contra a própria vontade entre a pobreza, a pobreza extrema e a miséria. O produto em tela pode servir para muitas reflexões e para áreas e disciplinas de estudo diversas. Dessa forma, a obra em tela pode ser compreendida como um tipo de relato de experiências, um ensaio, uma obra biográfica e também bibliográfica ou documental. Talvez um pouco de cada. Será notório a influência freireana em nossas exposições, assim como implicitamente o método materialista histórico-dialético.

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Biografia do Autor

Marcelo Barboza Duarte, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especializado em Filosofia pelo Departamento de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho (UGF); Especializado em Ciências da Religião pelo Departamento de Pós-Graduação da Faculdade Unida; Licenciado em Pedagogia Plena com Habilitação ao Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Fundamental e Médio, Orientação, Supervisão e Administração Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF); Bacharel em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória - ES; Licenciado em Filosofia pela Universidade de Taubaté (UNITAU); Licenciado em História e Sociologia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Bacharel em Filosofia pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como colaborador em diversos projetos e trabalhos realizados por Instituições sem fins lucrativos para a orientação, auxílio e inserção social de Crianças, Adolescentes e Adultos que vivem em estado de marginalização e vulnerabilidade social em Comunidades, Hospitais e Casas de detenção nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Também participou de um projeto humanitário na Bolívia em 1998, Cidade de Puerto Suarez e Santa Cruz de la Sierra, inclusive em Aldeias indígenas, onde sua perspectiva de vida, sociedade e relações sociais mudaram radicalmente. Atuou como Apresentador de um Programa de Rádio FM no Estado do Rio de Janeiro (com mais de 200 mil ouvintes por dia), Lecionou Disciplinas de Teologia em Institutos, Seminários e Faculdades de Teologia no Estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e atualmente Leciona Filosofia em escolas da rede Estadual e privada do Rio de Janeiro, isso como professor Docente I. E como pesquisador tem buscado entender questões sobre processos, conteúdos e estruturas educacional, a violência e sua percepção no espaço escolar, como exposto na Dissertação de Mestrado, onde o problema foi "O impacto da violência urbana na percepção de estudantes da Educação Básica;" bem como sobre a inconstitucionalidade da prática do Ensino Religioso e a violência do mesmo para com a consciência dos educandos no espaço público escolar, onde resultaram trabalhos como "O Ensino Religioso na Educação de Niterói: Facultativo ou Obrigatório, Confessional ou Plural?" e " A Introdução do Ensino Religioso na Educação Pública Brasileira e sua Filosofia," no qual são levantadas questões relacionadas a filosofia e pensamento crítico, sobretudo no que diz respeito a formação filosófica dos estudantes da rede pública. Não apenas nestes, mas em todas as produções há as considerações e críticas sobre o por que dos educandos da rede pública não possuírem certa formação que abarque mais conteúdos filosóficos e científicos, para e em sua formação plena enquanto indivíduos, sujeitos e cidadãos. Também participou-atuou simultaneamente com outras atividades como projetista de redes de telecomunicações em projetos de elaboração, expansão e na implementação de Rede de Telecomunicações no Brasil, telefonia fixa, móvel e internet para a população em geral, empresas e instituições públicas (a exemplo, como Hospitais, Universidades, Forças Armadas, Escolas etc) e privadas, tanto em rede Metálica quanto em Fibra óptica no país, pelas empresas Telemar e Embratel, especificamente no Estado Rio de Janeiro, Brasil, dos anos 2000-2012.

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Publicado

2025-08-29

Como Citar

DUARTE, Marcelo Barboza. RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UM ALUNO, ATUALMENTE UM PROFESSOR: A QUEM DIGA QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR NÃO SIRVA PARA NADA, E NÃO TRANSFORME OU MUDE AS PESSOAS. EU DISCORDO. BISCOITOS, APRENDIZADO E EMPATIA ESCOLAR ME SALVARAM. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–22, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6637. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6637. Acesso em: 6 dez. 2025.

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ARTIGOS