A MEDICALIZAÇÃO INFANTIL ENQUANTO RESPOSTA CONTEMPORÂNEA AS MAZELAS DISCENTES: RESPONSABILIDADES DA PSICOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6552

Palavras-chave:

Psicologia, Comportamento, Educação, Diagnóstico, Patologização

Resumo

O comportamento humano sempre esteve em alto relevo nas instâncias de análises sociais e científicas, seja pelo prisma da Psicologia, Educação, Medicina e outros campos importantes no cotidiano. Na atualidade, este comportamento tem ganhado vernizes de patologia e sobretudo de rastreio diagnóstico, jogando determinados caracteres até então "normais" no campo do diferente, doentio e errático. O estudo abordou as implicações dessa patologização no dia a dia dos discentes e o consequente aumento do processo de ampliação do que é tido como desajustado e não ajustado ao ambiente escolar. Possui enquanto questionamento central: como a medicalização infantil pode ser reforçada por caracteres psicológicos? Além de obter enquanto objetivo central  investigar a centralidade da medicalização infantil no cenário educacional doméstico enquanto resposta a mazelas discentes. Enquanto referencial teórico, utiliza-se, prioritariamente na metodologia, o pesquisador Roque Moraes no que compete a análise de conteúdo. Foi possível concluir que a medicalização se fortalece enquanto resposta contemporânea às questões discentes por domínios como a Psicologia, especialmente no discurso biomédico que atravessa esta ciência.

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Biografia do Autor

Dilce Melo Santos, Centro Universitário UniFTC

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela ACADEMIA DE EDUCAÇÃO MONTENEGRO - FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA MONTENEGRO (1993), Graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CANDEIAS (2015), Mestrado em Educação - Inovações Pedagógicas pela UNIVERSIDADE DA MADEIRA (2011) e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos (2014) Validado pela UFRJ em 23/11/2018

Pedro Lucas da Cruz de Oliveira, Centro Universitário UniFTC

Graduado em Psicologia pela Faculdade de Tecnologias e Ciências (UNIFTC) no ano de 2025. Atualmente pós graduando em Saúde Mental pela FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI).  

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Publicado

2025-04-28

Como Citar

SANTOS, Dilce Melo; OLIVEIRA, Pedro Lucas da Cruz de. A MEDICALIZAÇÃO INFANTIL ENQUANTO RESPOSTA CONTEMPORÂNEA AS MAZELAS DISCENTES: RESPONSABILIDADES DA PSICOLOGIA. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e01–16, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i1.6552. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6552. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS