ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR PARA A SUBJETIVIDADE DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.6104

Palavras-chave:

formação inicial de professores, estágio curricular supervisionado, subjetividade docente

Resumo

A formação inicial de professores envolve muitas questões subjetivas. Nessa perspectiva, a pesquisa apresentada neste artigo objetivou compreender o processo de constituição da subjetividade docente de estagiários de um curso de Licenciatura em Química de uma instituição federal em São Paulo, Brasil. As etapas da coleta de dados incluíram uma sessão de grupo focal com cinco estagiários do curso de Licenciatura em Química no ano de 2019. As análises respeitaram as orientações de Gatti (2005), ampararam-se nos preceitos da análise de conteúdo de Franco (2005) e Bardin, (1977) e tiveram por base a discussão de Novaes (2015, 2020), Sousa e Novaes (2013) e Gonçalves e Sousa (2015) sobre constituição da subjetividade docente, e Pimenta e Lima (2011) sobre estágio e formação docente. Como resultados, foi possível constatar que as experiências, as ações, os desafios, as relações e os contextos em que se desenvolveram os estágios são elementos importantes para a constituição da subjetividade do professor, o que acontece ao longo do seu processo de formação, nas suas experiências e na relação com o outro.

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Biografia do Autor

Érina Ribeiro Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Possui mestrado em Formação de Gestores Educacionais pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (2020), especialização em Psicologia da Educação (2016) e Psicopedagogia (2010) pela Universidade Estadual do Maranhão, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2008). Cursa doutorado em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Campus Codó, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio, formação docente, subjetividade docente, inclusão e aprendizagem.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

ANDRADE, Érina Ribeiro. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR PARA A SUBJETIVIDADE DOCENTE. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 01–19, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i3.6104. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6104. Acesso em: 21 fev. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS