EDUCAÇÃO CONSPÍCUA? DE VEBLEN À SMITH: NATUREZA HUMANA E A BUSCA PELA VALIDAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.5368Palavras-chave:
Adam Smith, Educação, Status Social, Thorstein VeblenResumo
O estudo investiga as teorias de Adam Smith e Thorstein Veblen, enfatizando como eles interpretam a busca por aprovação social como um elemento central da natureza humana. A análise compara suas perspectivas sobre o consumo de luxo como um marcador de distinção social e integra a noção de educação como um bem de luxo. A noção de capital cultural e delimitação de classes de Bourdieu é integrada à análise para maior sustentação teórica de como a educação pode ser tratada como um bem de luxo. O artigo conclui ressaltando que a educação, além de ser uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, atua como um símbolo de status social. A educação é vista como benéfica para a sociedade, não apenas pela validação social que proporciona, mas também pelas suas externalidades positivas econômicas e sociais.
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