Determinantes do comportamento ecológico: sequência didática baseada nos fatores mais influentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4200

Palavras-chave:

conduta ambeintal, Crise ecológica, educação ambiental

Resumo

O comportamento ecológico, definido como o conjunto de ações que previnem a deterioração ambiental, é influenciado por cinco fatores principais, que podem ou não melhorá-lo: valores, crenças, conhecimentos, intenções e atitudes. A fim de fortalecer tais aspectos, eles são explicados e relacionados entre si, para  propor uma sequência didática de educação ambiental denominada VACINA, baseada em uma formação integral, necessária para combater a atual crise ecológica. Assim sendo, reconhecer valores, identificar crenças, adquirir conhecimentos, reafirmar intenções e transformar atitudes, fazem parte da sequência didática sugerida neste artigo, cujo resultado esperado será um comportamento mais pró ambiental. Em conclusão, o comportamento ecológico baseado no contexto socioafetivo dos alunos, pode ser modificado por meio de sua educação formal e não formal, promovendo tais fatores e aplicando metodologias pedagógicas teoricamente fundamentadas. Desta forma será possível contribuir para a conservação do ambiente em que nos desenvolvemos com outros seres, não só na escola como noutros espaços educativos.

Biografia do Autor

Yuly Andrea Páez Martín, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT

Licenciada em Biologia. Universidad Distrital Francisco José de Caldas (UDFJC) Bogotá, Colômbia. Especialista em Planeação Ambiental. Universidad Militar Nueva Granada (UMNG) Bogotá, Colômbia. Mestrado em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

Referências

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2006.

CIFUENTES, Fabiola.; DÍAZ, Rolando; OSSES, Sonia. Ecología del comportamiento humano: las contradicciones tras el mensaje de crisis ambiental. Acta bioethica, v. 24, n. 2, p. 161–165, 2018. Disponível em:

https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1726-569X2018000200161

COLÔMBIA. Ministerio de Educación Nacional. Lineamientos curriculares. Estabelece as diretrizes e as bases do Ensino das Ciências Naturais e Educação Ambiental. Bogotá, Colombia. 1998. Diponível em: https://www.mineducacion.gov.co/1780/articles-339975_recurso_5.pdf

FREIRE, Paulo. La educación en la ciudad. Cuarta edición. Siglo XXI editores. 2007.

LINS, Samuel Lincoln Bezerra; CAVALCANTI, Carolina Montenegro; FARIA, Rita de Cássia Pereira. Valores humanos e comportamento ecológico de universitários brasileiros e portugueses. EDUCAmazônia, v. 6, n. 1, p. 42-74, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3916337

LÓPEZ, María de Jesús; ÁLVAREZ, Paula.; GONZÁLEZ, Encarnación. Conocimiento, valores e intenciones como determinantes del comportamiento ecológico. Revista Internacional de Sociología. 2015. Disponible en: http://dx.doi.org/10.3989/ris.2015.73.3.e018

MARTÍNEZ, Joel. Comportamiento proambiental: Una aproximación al estudio del desarrollo sustentable con énfasis en el comportamiento persona-ambiente. Theomai: estudios sobre sociedad, naturaleza y desarrollo, n. 1, p. 3, 2004. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/26422812_Comportamiento_proambiental_Una_aproximacion_al_estudio_del_desarrollo_sustentable_con_enfasis_en_el_comportamiento_persona-ambiente1

PATO, Claudia; TAMAYO, Álvaro. A Escala de Comportamento Ecológico: desenvolvimento e validação de um instrumento de medida. Estudos de Psicologia (Natal), v. 11, n. 3, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2006000300006

SANDOVAL-Escobar, Marithza. Comportamiento sustentable y educación ambiental: una visión desde las prácticas culturales. Revista Latinoamericana de Psicología, vol. 44, núm. 1, p. 181-196. Fundación Universitaria Konrad Lorenz. Bogotá, Colombia. 2012. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-05342012000100017

TORRES, Tatiana; BARRETO, Idaly; RINCÓN, Juan Carlos. Creencias y normas subjetivas como predictores de intención de comportamiento proambiental. Fundación Universitaria Konrad Lorenz, Bogotá, Colombia. 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0121438115000235

CEEP Sustentável - Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão. Egocentrismo x ecocentrismo. 2015. Disponível em: http://ceepsustentavelgbi.blogspot.com/2015/05/egocentrismo-x-ecocentrismo.html

Downloads

Publicado

2023-10-26

Como Citar

MARTÍN, Yuly Andrea Páez. Determinantes do comportamento ecológico: sequência didática baseada nos fatores mais influentes. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–14, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4200. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4200. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS