Determinantes do comportamento ecológico: sequência didática baseada nos fatores mais influentes
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4200Palavras-chave:
conduta ambeintal, Crise ecológica, educação ambientalResumo
O comportamento ecológico, definido como o conjunto de ações que previnem a deterioração ambiental, é influenciado por cinco fatores principais, que podem ou não melhorá-lo: valores, crenças, conhecimentos, intenções e atitudes. A fim de fortalecer tais aspectos, eles são explicados e relacionados entre si, para propor uma sequência didática de educação ambiental denominada VACINA, baseada em uma formação integral, necessária para combater a atual crise ecológica. Assim sendo, reconhecer valores, identificar crenças, adquirir conhecimentos, reafirmar intenções e transformar atitudes, fazem parte da sequência didática sugerida neste artigo, cujo resultado esperado será um comportamento mais pró ambiental. Em conclusão, o comportamento ecológico baseado no contexto socioafetivo dos alunos, pode ser modificado por meio de sua educação formal e não formal, promovendo tais fatores e aplicando metodologias pedagógicas teoricamente fundamentadas. Desta forma será possível contribuir para a conservação do ambiente em que nos desenvolvemos com outros seres, não só na escola como noutros espaços educativos.
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