MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA: SENTIDOS E PERCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NO DELTA DO RIO PARNAÍBA (1980-1990)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.4191

Palavras-chave:

Memória, Delta do Rio Parnaíba, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este estudo contempla memórias, práticas e significados da docência em povoados ribeirinhos do Delta do Rio Parnaíba, no recorte de 1980 a 1990. O objetivo geral da pesquisa é analisar aspectos de práticas pedagógicas docentes em contextos ribeirinhos no Delta do Rio Parnaíba, a partir de memórias de professoras aposentadas. Especificamente, buscamos: caracterizar a prática pedagógica docente de professoras na região de Ilha Grande de Santa Isabel, no período de 1980 a 1990; identificar dificuldades e desafios enfrentados pelas docentes ribeirinhas; apresentar perspectivas sobre os sentidos e significados da docência. Trata-se de uma pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, no viés metodológico da História Oral. A técnica empregada foi o relato de história oral de vida, uma adaptação da entrevista de história oral, tendo como colaboradoras duas professoras aposentadas. A base teórica se ampara, dentre outros, em autores como: Brandão (2007), Franco (2016; 2015), Freire (1999), Hablbwachs (2013), Meihy (2005), Zabala (1998). A pesquisa mostrou que a prática das professoras que atuaram em Ilha Grande de Santa Isabel, no período de 1980 a 1990, se configurou como um processo de travessias, marcado por dificuldades, desafios, realização profissional e práticas educativas que mudaram e marcaram vidas.

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Biografia do Autor

Maria do Amparo Borges Ferro, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professora Titular da Universidade Federal do Piauí Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1971), mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Exerceu funçao de membro de conselho Ad Hoc do GT História da Educação da (ANPED) Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (2003-2005) , da diretoria regional Nordeste (1999-2001) e do Conselho fiscal (2001-2003) da (SBHE) Sociedade Brasileira de História da Educação da qual é sócia fundadora. Participação em comissões organizadoras e comitês científicos de eventos nacionais e internacionais na área.Foi Membro do Conselho Consultivo da Revista Brasileira de História da Educação (2000-2009).Ganhadora do Prêmio Grandes Educadores Brasileiros 1984-MEC-INEP e do Concurso de Monografias sobre Educação Prioridade Nacional do CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em 1983.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente no seguinte tema: Educação, História e Memória. È professora e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI . Foi Vce-Diretora do Centro de Ciências da Educação da UFPI. Tem participação como organizadora e /ou com apresentação de trabalhos em eventos regionais,nacionais e internaciionais na área. Tem produzido artigos em obras coletivas e é autora dos livros "Educação e sociedade no Piauí Republicano" e Cazuza e o sonho da escola ideal". Organizadora e autora das coletâneas " História da Educação: novos olhares, velhas questões" e "A educação no tear da História" Coordena o Grupo de Pesquisa NEHME- Núcleo de Educação, História e Memória.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

COSTA DOS SANTOS, José Marcelo; FERRO, Maria do Amparo Borges. MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA: SENTIDOS E PERCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NO DELTA DO RIO PARNAÍBA (1980-1990). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–18, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.4191. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4191. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS