MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA: SENTIDOS E PERCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NO DELTA DO RIO PARNAÍBA (1980-1990)
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.4191Palavras-chave:
Memória, Delta do Rio Parnaíba, Práticas PedagógicasResumo
Este estudo contempla memórias, práticas e significados da docência em povoados ribeirinhos do Delta do Rio Parnaíba, no recorte de 1980 a 1990. O objetivo geral da pesquisa é analisar aspectos de práticas pedagógicas docentes em contextos ribeirinhos no Delta do Rio Parnaíba, a partir de memórias de professoras aposentadas. Especificamente, buscamos: caracterizar a prática pedagógica docente de professoras na região de Ilha Grande de Santa Isabel, no período de 1980 a 1990; identificar dificuldades e desafios enfrentados pelas docentes ribeirinhas; apresentar perspectivas sobre os sentidos e significados da docência. Trata-se de uma pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, no viés metodológico da História Oral. A técnica empregada foi o relato de história oral de vida, uma adaptação da entrevista de história oral, tendo como colaboradoras duas professoras aposentadas. A base teórica se ampara, dentre outros, em autores como: Brandão (2007), Franco (2016; 2015), Freire (1999), Hablbwachs (2013), Meihy (2005), Zabala (1998). A pesquisa mostrou que a prática das professoras que atuaram em Ilha Grande de Santa Isabel, no período de 1980 a 1990, se configurou como um processo de travessias, marcado por dificuldades, desafios, realização profissional e práticas educativas que mudaram e marcaram vidas.
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